Anatomia

Quais são os nomes dos ossos dos membros inferiores

Membros inferiores: Os membros inferiores são constituídos pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos). Cintura pélvica: A cintura pélvica é constituída pelos ossos do quadril, também chamados de ossos pélvicos.

... Ler mais

Quais os 4 membros do corpo humano

Mas como assim? O nosso corpo é dividido em três partes, que nós conseguimos distinguir facilmente, que é uma cabeça, um tronco e quatro membros, que são os braços e pernas. Os quatro membros são, então, divididos em membros superiores, os dois braços, e os membros inferiores, as duas pernas.

... Ler mais

Quantos ossos tem um bebê ao nascer

O esqueleto humano é a formação óssea interna presente nas pessoas, cuja função é proteger órgãos vitais, dar suporte e movimentos. O esqueleto de um bebê tem cerca de 270 ossos, enquanto que um adulto possui cerca de 206. Assim, pode-se perceber que o esqueleto humano diminui quando a pessoa chega à fase adulta.

... Ler mais

Quais são os 4 membros do corpo

Mas como assim? O nosso corpo é dividido em três partes, que nós conseguimos distinguir facilmente, que é uma cabeça, um tronco e quatro membros, que são os braços e pernas. Os quatro membros são, então, divididos em membros superiores, os dois braços, e os membros inferiores, as duas pernas.

... Ler mais

Qual é o órgão mais frágil do corpo humano

Apesar de ter tanta relevância para as nossas defesas, o baço é um órgão dos mais frágeis e pode sair danificado até com uma simples pancada.

... Ler mais

Como é feita a cirurgia de pelve

No procedimento, é feito o que se chama de redução, que consiste em colocar o osso ou a articulação no seu devido lugar, para, então, poder estabilizar a fratura com o uso de placas e parafusos a serem fixados no osso.

... Ler mais

O que é um trauma pélvico

As fraturas pélvicas são lesões que ocorrem nos ossos do quadril e possivelmente nos ossos adjacentes (sacro e cóccix). Elas são causadas principalmente por mecanismos traumáticos graves ou por uma fragilidade óssea.

... Ler mais

Qual o valor de uma cirurgia pélvica

O valor da cirurgia íntima é a partir de R$10.800,00 (julho/2023) nas melhores clínicas de São Paulo. Porém, esse preço é influenciado pela experiência da equipe médica e diversos outros fatores, sendo necessário passar em consulta com o cirurgião para saber quanto custa exatamente.

... Ler mais

Como é feita a ressonância magnética da pelve feminina

A ressonância magnética da pelve começa com o posicionamento do paciente na maca do equipamento de RM. Ele deverá ser orientado a permanecer imóvel durante todo o procedimento, a fim de evitar tremores e artefatos que prejudiquem a qualidade das imagens.

... Ler mais

Qual é o preparo para fazer ressonância magnética da pelve

- NECESSÁRIO JEJUM DE 4 HORAS, INCLUSIVE DE ÁGUA. A dieta pobre em resíduos deve ser mantida até o início do jejum, que tem de começar quatro horas antes do exame. -- ficar sem urinar na hora que antecede a ressonância.

... Ler mais

Como saber se estou com dor pélvica

Esses sintomas incluem secura vaginal, dor durante a relação sexual, urgência miccional e infecções do trato urinário. Esse quadro clínico pode causar dor durante a relação sexual e é possível que a mulher descreva ou tenha esse tipo de dor na forma de dor pélvica.

... Ler mais

O que pode ser dor pélvica e lombar

A dor pélvica que irradia pela perna é um sintoma comum de várias condições médicas que afetam a região pélvica inferior. A causa mais comum desse tipo de dor é ciática, que é causada pela irritação ou compressão do nervo ciático. Outras causas incluem a síndrome piriforme, estenose lombar espinhal e hérnia de disco.

... Ler mais

Como saber se estou com dor na bexiga ou no útero

Em certos casos, a dor no útero pode ser confundida com dores na bexiga, em razão da proximidade entre esses dois órgãos. Assim sendo, para diferenciá-las, a mulher precisa observar a presença de outros sintomas típicos de problemas uterinos, tais como: Sangramento. Corrimento de cor esverdeada, amarelada ou ...

... Ler mais

Quanto tempo dura a dor pélvica

A dor é considerada crônica caso persista por mais de três a seis meses. A dor pélvica pode ser um sintoma ginecológico.

... Ler mais

O que pode ser uma dor no quadril

A dor no quadril pode ser uma artrose no quadril, uma tendinite ou bursite trocantérica, ou outras doenças, como lesão do lábio acetabular e impacto fêmoro-acetabular. Uma avaliação completa, com exame físico adequado, complementada com exames de imagem é fundamental para que se faça o diagnóstico correto.

... Ler mais

Qual é a função da cintura pélvica

A cintura pélvica é a responsável por garantir a união dos membros inferiores com o esqueleto axial. Essa cintura é formada pelos ossos pélvicos, também conhecidos como ossos do quadril, os quais originalmente são constituídos por três ossos separados: ílio, ísquio e púbis.

... Ler mais

Qual é a articulação mais importante da pelve

A articulação sacroilíaca é uma articulação sinovial entre a asa do sacro e a superfície auricular do ílio.

... Ler mais

O que enfraquece o músculo pélvico

Desde uma tendência genética de um colágeno menos resistente, passando pelos esforços repetidos ao longo da vida – como forçar a evacuação, exercícios de impacto, tosse crônica, obesidade, as gestações e os partos, menopausa e senilidade que fragilizam o colágeno pélvico feminino.

... Ler mais

Como fortalecer o músculo pélvico feminino

Contração longa: contraia os músculos do assoalho pélvico, segure por alguns segundos e depois relaxe pelo mesmo período em que ficaram contraídos. Comece com 5 segundos e aumente até 10 segundos conforme a prática for evoluindo. Contração curta: contraia os músculos pélvicos por 1 segundo e depois relaxe-os.

... Ler mais

O que é musculatura pélvica enfraquecida

Esse é o nome popular para um problema chamado de prolapso genital, que pode ser caracterizado como a queda da parede vaginal em decorrência do enfraquecimento da região, que causa mudança nos lugares dos órgãos da região pélvica como a bexiga, o útero, o reto, uretra e intestino delgado.

... Ler mais