O que pode ser uma dor no quadril?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

A dor no quadril pode ser uma artrose no quadril, uma tendinite ou bursite trocantérica, ou outras doenças, como lesão do lábio acetabular e impacto fêmoro-acetabular. Uma avaliação completa, com exame físico adequado, complementada com exames de imagem é fundamental para que se faça o diagnóstico correto.

Quando a dor é mais intensa na parte de trás do quadril, iniciando na região do glúteo e irradiando até a perna por trás da coxa, com sensação de queimação, choque e formigamento e grande dificuldade de movimentação, há uma grande chance de ser uma inflamação no nervo ciático.

Se a dor no quadril for causada por uma distensão muscular ou tendinosa, osteoartrite ou tendinite, geralmente você pode aliviá-la com um analgésico de venda livre, como paracetamol, ou um anti-inflamatório não esteroidal, como ibuprofeno ou naproxeno.

DOR LOMBAR:
Muitos problemas de coluna podem causar dores na região do quadril, sendo que o mais comum são as hérnias de disco e a compressão do nervo isquiático (ciático). É fundamental consultar um médico para fazer o diagnóstico se a causa é na coluna ou quadril.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Exames de imagem como o raio-x e a ressonância magnética auxiliam no diagnóstico e no direcionamento do tratamento correto.

Dor ao toque; Dor que irradia para a coxa; Rigidez e/ou dificuldade de movimentar o quadril; Inchaço.

Os sintomas mais comuns de tumor no quadril são:

  • Dor persistente e progressiva com piora noturna.
  • Aumento de volume local ou presença de nódulo ou “massa” local.
  • Rigidez articular.
  • Marcha claudicante ou “marcha manca”.
  • Fratura patológica (fratura que ocorre com baixa energia)

Inchaço: Em alguns casos, o quadril pode ficar inchado devido a uma inflamação ou lesão na articulação; Fraqueza muscular: Problemas no quadril também podem levar a uma fraqueza muscular na perna afetada. Isso pode afetar a capacidade da pessoa de se mover ou realizar atividades diárias.

Alongamentos e massagens. Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce. Realizar compressas geladas e quentes.

Fortalecimento e alongamento dos músculos do quadril são as principais formas de se recuperar da lesão. Além dos exercícios direcionados para a região, também é aconselhável praticar natação, ciclismo, jump, pilates e yoga.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

As causas mais frequentes estão relacionadas à fraqueza ou desequilíbrios musculares, que resultam em sobrecarga e alterações biomecânicas e podem levar a um quadro inflamatório dos tendões e/ ou bursas do quadril. Em alguns casos extremos pode ocorrer rompimentos parciais ou totais dos tendões.

Além da localização, a dor no quadril pode vir associada com outros sintomas como:

  1. Claudicação: marcha “manca”.
  2. Rigidez articular: dificuldade de movimentar.
  3. Estalidos: ruídos durante movimentação.
  4. Ressaltos: restrição de movimento , acompanhado de movimento brusco.
  5. Aumento de volume local: “inchaço”

Mesmo que a pessoa se esforce, há dificuldade em levantar o pé, fazendo com que o calcanhar permaneça colado ao chão. Quando o paciente se esforça para erguer o calcanhar, pode, então, sentir uma pontada ou dor mais forte na região do quadril.

Existem remédios para dor no quadril que podem ser muito eficazes quando associados a outros tipos de tratamento, desde o repouso e a fisioterapia, até tratamentos mais avançados, como a infiltração e cirurgia.