É normal sentir o bebê mexer na região pélvica?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

É sinal de que o bebê se moveu, provavelmente em direção à pelve. Nessa posição, ele fica com a cabeça para baixo, diminuindo a pressão do útero sobre o diafragma - um alívio para a mãe, que pode respirar melhor.

Em muitos casos os bebês só se posicionando encaixados na pelve, na hora do parto mesmo, com ajuda das contrações, e isso é perfeitamente normal. Ainda assim, se chegar a grande hora e o seu bebê insistir em ficar na posição pélvica e não encaixar, é possível ter um parto tranquilo e seguro.

Espera-se que, por volta da 37ª semana de gestação, o bebê comece a se movimentar mais até atingir a posição adequada para o parto vaginal, ou seja, encaixado. Importante ressaltar que o útero é composto de músculo - portanto, ele se contrai e vai empurrando o bebê para baixo.

Com 28 semanas, 25% dos bebês estão em apresentação pélvica; com 32 semanas, 7%; e após 36 semanas, 3 a 4%. Na maioria das vezes não há uma causa aparente para a apresentação pélvica, porém, alguns fatores maternos ou fetais podem contribuir para sua ocorrência.

As dores pélvicas (na virilha e no bumbum) são muito comuns de ocorrerem durante a gestação . Nessa fase, a mulher passa por diversas mudanças no sistema músculo-esquelético, dentre elas, as alterações no posicionamento articular pélvico que podem ser responsáveis por disfunções e dor ‍.

Um dos sinais que o bebê encaixou é a evidente melhora na respiração e na azia, aquela incômoda companheira da futura mamãe. Devido ao novo posicionamento do bebê, pode ficar mais difícil caminhar.

  • Sinais de que o trabalho de parto está perto.
  • Ruptura das membranas (bolsa amniótica)
  • Tampão mucoso.
  • Os primeiros sinais de trabalho de parto: Contrações.
  • Trabalho de parto real ou falso?
  • Fazendo a ligação.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

Eliminação do tampão mucoso
Essa secreção preenche o canal cervical (colo do útero), formando uma barreira entre a bolsa amniótica e a vagina. Quando o colo começa a dilatar, cerca de 10 a 15 dias antes do parto, a secreção começa a ser eliminada pela vagina. O tampão também é chamado de “sinal”.

Alguns bebês após a VCE vão voltar a ficar pélvicos e outros não, aumentando a chance de um parto cefálico. Uma complicação, rara, que pode ocorrer durante o procedimento é o descolamento prematuro de placenta (0,2%) e o prolapso de cordão (0,2%) e aí, faz-se necessária uma cesárea de emergência.

De lado (direito)
Assim como a posição de barriga para cima, essa pode também comprimir a veia cava da oxigenação. Pode trazer mal estar para mãe, e, ocasionalmente algum prejuízo para a oxigenação do bebê. Por isso, esta é uma posição a ser evitada, mas não abolida.