Qual é a importância da medula óssea?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 19 de julho de 2023
4 / 5 3 votos

Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado.

A medula óssea é o tecido macio e esponjoso que está localizado nas cavidades medulares (centros) de certos ossos grandes. A medula óssea saudável é uma parte essencial do corpo, pois contém células-tronco que produzem células sanguíneas e as células que compõem o sistema imunológico.

Quem necessita de transplante de medula óssea? Pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias; além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.

A pandemia impactou os bancos de sangue e de medula, postergando a doação de muitas pessoas. Outro fator fundamental é que um doador de medula óssea consegue ajudar no tratamento de mais de 80 doenças, como: leucemias, linfomas, mielomas múltiplos, alguns tipos de anemia, doenças imunes e diversas síndromes.

Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura.

A sua função é conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzindo os impulsos e coordenando as atividades musculares e reflexos. Uma lesão na medula é uma emergência médica que necessita de tratamento imediato para reduzir os possíveis efeitos.

Tipos de medula óssea

  • vértebras.
  • costelas.
  • externo.
  • crista ilíaca.
  • ossos do crânio.
  • nas epífises do fêmur e úmero.

Algumas condições de falha da medula óssea são genéticas, herdadas de um membro da família. Também pode estar associada ao crescimento lento, problemas de desenvolvimento, certos tipos de câncer, infecções frequentes ou incomuns ou anormalidades no cérebro, nos rins, no fígado ou nos ossos.

O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pacientes com doenças de sangue, como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia.

O procedimento de coleta das células-tronco da medula óssea é seguro, contudo, podem ocorrer complicações relacionadas à anestesia e à coleta propriamente dita, como dor local, que é facilmente controlada com analgésicos comuns, e anemia, relacionada ao volume retirado, mas que em geral é leve e de fácil controle.

Juntamente com o cérebro, a medula espinhal forma o sistema nervoso central (SNC). Ela é responsável por conduzir informações de diversas partes do organismo para o cérebro e deste para outras regiões, sendo responsável também pelos atos reflexos.

Para fortalecer essa estrutura são necessários substratos obtidos através da alimentação, como o ferro, o ácido fólico e a vitamina B12. Segundo a nutricionista Luciana Leocádio, uma alimentação saudável e equilibrada é o melhor caminho para a saúde.

A medula espinhal é a grande “auto-estrada” por onde passam todas as informações que comunicam nosso cérebro com o resto do corpo, suas células nervosas não conseguem se regenerar, por este motivo quando a medula é acometida de um dano (traumático ou outros) ela dificilmente se recupera.

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por “tutano”, que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.