Qual é a articulação mais importante da pelve?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

A articulação sacroilíaca é uma articulação sinovial entre a asa do sacro e a superfície auricular do ílio.

Os ossos pélvicos são mantidos juntos pelas duas articulações principais da pelve: a sínfise púbica e a articulação sacroilíaca, que são reforçadas pelos músculos pélvicos. A cavidade pélvica se abre superiormente e é contínua com a cavidade abdominal através da abertura superior pélvica.

A articulação coxofemoral, também chamada de articulação do quadril, é uma articulação sinovial esferoide (em “bola-e-soquete”) na qual a cabeça do fêmur se articula com o acetábulo do quadril.

Constitui a parte inferior do tronco, região onde ocorre a fixação do mesmo aos membros inferiores. Tem grande relevância, pois dá sustentabilidade ao corpo, preservando órgãos encontrados na sua cavidade interior, além de ser a região onde os músculos do assoalho pélvico e membros inferiores se estabilizam.

ligamento iliofemoral

O ligamento iliofemoral, também conhecido como ligamento da coxa, é o mais forte e impede o excesso de extensão do quadril. Já os ligamentos pubofemoral e o ligamento isquiofemoral, contribuem para a estabilidade do quadril, evitando movimentos excessivos.

A articulação coxo-femoral é uma articulação esférica formada pela cabeça do fêmur e pelo acetábulo. A superfície articular da cabeça do fêmur forma cerca de dois terços de uma esfera cheia, enquanto que a superfície articular do acetábulo tem a forma de uma ferradura, com área inferior não articular.

As articulações do anel pélvico incluem a sínfise púbica anteriormente e as articulações sacroilíacas posteriormente. Os ossos da anca são compostos de 3 ossos fundidos: o púbis, o ísquio e o ílio.

São três as articulações do quadril: sínfise púbica; a coxofemoral e a sacro-ilíaca, que consiste na união entre o osso sacro e os dois ilíacos. Essas articulações têm estrutura fibrocartilaginosa, e permitem o movimento da região.

A principal função do ligamento iliofemoral é limitar a abdução do quadril. O ligamento pubofemoral insere-se proximalmente no ramo púbico superior e distalmente na porção inferior do colo do fêmur, tendo uma função biomecânica semelhante.

A bacia, no entanto, é a região que conecta a coluna lombar aos membros inferiores. Ela é formada por 3 estruturas ósseas: um par de ilíacos, conectados pelo sacro e cóccix. Portanto, o quadril é a região onde se conecta o fêmur com os ossos pélvicos (ilíacos).

A pelve tem várias funções, na verdade, como proteger os órgãos envolvidos na reprodução e digestão, entre eles os intestinos grosso e delgado, a bexiga e o sistema reprodutivo (de homens e mulheres). Além disso, essa região do nosso corpo tem papel fundamental em proporcionar suporte às articulações do quadril.

Esta estrutura participa de várias funções do organismo e se conecta a outros grupos musculares do abdômen, das costas e das pernas. Ele forma o períneo e por ele passam ou se sustentam a uretra (canal da urina), a vagina, o útero, o reto e o ânus e impactam a função urinária, sexual e intestinal/fecal.

Na pelve maior encontramos as vísceras abdominais enquanto na pelve menor encontram-se os órgãos pélvicos (bexiga, vagina e reto) e é fechada pelos músculos denominados Músculos dos Assoalho Pélvico (MAP).