Qual é o preparo para fazer ressonância magnética da pelve?

Perguntado por: odomingues . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

- NECESSÁRIO JEJUM DE 4 HORAS, INCLUSIVE DE ÁGUA. A dieta pobre em resíduos deve ser mantida até o início do jejum, que tem de começar quatro horas antes do exame. -- ficar sem urinar na hora que antecede a ressonância.

NO DIA DO EXAME: Jejum absoluto de 04 horas, inclusive de água. Caso tenha que tomar alguma medicação, tomar normalmente com o mínimo de água possível. Fazer uma alimentação leve no período que antecede a realização do exame. Permanecer sem urinar 1 hora antes do exame, mantendo a bexiga cheia para avaliação da pelve.

Como é feita a ressonância magnética da pelve
A ressonância magnética da pelve começa com o posicionamento do paciente na maca do equipamento de RM. Ele deverá ser orientado a permanecer imóvel durante todo o procedimento, a fim de evitar tremores e artefatos que prejudiquem a qualidade das imagens.

Na maioria das vezes, pode ser realizado em um tempo curto (até 20 minutos) e costuma ser bem tolerada pelas pacientes.

Além da dieta, a cliente tem de tomar um comprimido de Ducolax® às 8 horas e outro às 14 horas. Caso o medicamento cause cólicas ou dores abdominais, é possível fazer uso de Busco- pan® simples, por via oral, na dose de um comprimido ou, então, de 30 gotas.

Para um exame de qualidade, é necessário que o cólon esteja livre de resíduos e gás. Para que isso ocorra, o preparo requer a suspensão de alguns alimentos e o uso de laxantes. Caso o medicamento cause cólica abdominal pode-se usar Buscopan® simples, por via oral (um comprimido ou 30 gotas).

Arroz branco; Biscoito água e sal; Gelatina sem pedaços de frutas; Massa com molho vermelho ou alho e óleo (sem carne ou queijo ralado);

Preparo para ressonância magnética e os metais. Jóias e outros acessórios devem ser deixados em casa ou removidos antes da ressonância magnética. Eles podem interferir com o campo magnético da unidade de ressonância magnética. Isso é muito importante: metais e itens eletrônicos não são permitidos na sala de exame.

O exame tem duração média de 20 minutos, oferecendo um registro abrangente da pelve. Isso é possível devido à combinação entre campo magnético e ondas de rádio, realizada pelo aparelho de ressonância. O equipamento é formado por um grande tubo, para onde se move a maca com a paciente deitada e imóvel.

A ressonância magnética é altamente eficiente para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.

Os contrastes podem ser utilizados de forma oral, retal ou mais comumente por via endovenosa. A maioria das pessoas que são submetidas a uma ressonância magnética com contraste pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia do exame.

Mulheres: trazer absorvente. Se a paciente estiver menstruada não é possível realizar o exame. Não passar nenhum tipo de gel, nem spray nem creme na região a ser estudada.

Como é o preparo para a ressonância magnética
Usualmente o hospital costuma fornecer uma roupa apropriada para que o paciente possa se despir por completo e garantir que nada metálico irá interferir. Pessoas que possuem implantes metálicos e/ou eletrônicos, como marcapassos, stents e pinos não devem fazer o exame.

- NÃO TER RELAÇÃO SEXUAL OU SE MASTURBAR 48 HORAS ANTES DO EXAME DE RESSONANCIA. O que levar para a maternidade?

Para as mulheres é necessário trazer um absorvente no dia do exame, pois será utilizado um gel vaginal de acordo com o protocolo do exame; A realização do exame de ressonância magnética depende da colaboração do paciente.

Fazer jejum absoluto, inclusive de água, por 06 horas.