Tem vírgula depois de amanhã?

Perguntado por: amodesto9 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: "Amanhã, o ministro convocará manifestantes." "Ontem, o chefe pediu mais empenho."

Também se faz uso da vírgula para separar tempo e localidade nas datas, normalmente em correspondências, como em: Sexta-feira, 13 de setembro de 2019.

Nas datas, separam-se tempo e localidade por meio da vírgula. Por exemplo: Segunda-feira, 11 de maio de 2020. São Paulo, 19 de novembro de 1998.

Datas e endereços costumam exigir o uso de vírgula. Na caso das datas, a vírgula é colocada após o substantivo que indica o local. Confira o exemplo: Brasil, 10 de março de 1999.

A esta altura, talvez seja melhor voltar à passagem em que transcrevi o texto em que se baseia a questão do ITA. Que tal a vírgula depois de "amanhã"? Por que não está adequada? Por uma razão muito simples: existe um advérbio ("amanhã") entre a forma verbal "assista" e seu complemento ("à revista eletrônica").

A vírgula pode ser omitida, principalmente em frases curtas e com adjuntos pequenos: “Ontem, os representantes visitaram o sindicato.” Ou “Ontem os representantes visitaram o sindicato.” Observações: a) - O APOSTO EXPLICATIVO também deve ficar entre vírgulas: “O coordenador do projeto, Dr.

O vocativo não faz parte dos termos essenciais, integrantes ou acessórios. Por isso vem sempre – sempre mesmo – separado por vírgula: Deus, ó Deus, onde estás que não me escutas?

O marcador conversacional pronto — ou «mas pronto» —, tal como acontece com outros, como «está claro», portanto, OK, etc., deverá, efetivamente, surgir entre vírgulas.

Assim, a seguir a ó não colocamos vírgula, mas a regra de isolar o vocativo é respeitada. EM RESUMO, sempre devemos utilizar a virgula após a saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano. Boa tarde, Fulano.

Dicas de português
Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007.

A vírgula separa orações que estão ligadas por conjunções (orações coordenadas sindéticas), fora as orações introduzidas pela conjunção e. Usa-se a vírgula, por exemplos, antes das conjunções: mas, porém, contudo, no entanto, logo, portanto, pois, porque. Eu queria ir à festa, mas minha mãe não deixou.

Uso facultativo da vírgula. O uso da vírgula é facultativo: 1. Quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio e estiver no início ou meio da oração.