Tem tubarão no Mar Vermelho?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Cerca de 30 tipos de tubarões habitam profundamente no Mar Vermelho.

Do ataque a captura e mumificação: O destino do tubarão que devorou russo no Egito. Nos últimos dias, um tópico chamou atenção de internautas. Estamos falando do caso do tubarão-tigre que devorou um russo de 23 anos no resort egípcio de Hurghada, no Mar Vermelho, Egito.

praia de Boa Viagem

Pode parecer pouco, mas é um número absurdo em relação a outros lugares do mundo. Só para você ter uma noção: a praia de Boa Viagem, em Recife – PE, que é conhecida pelos ataques de tubarão, registrou cerca de 70 ataques, com 24 mortes, desde 1992 – é uma baita diferença!

tubarão-tigre

A fêmea de tubarão-tigre, de quase 4 metros de comprimento, que matou um turista russo no mar de um resort em Hurghada (Egito) na semana passada tinha "vários filhotes no seu útero", de acordo com especialista que conduziram a dissecação do animal. O animal foi capturado após matar Vladimir Popov, de 23 anos.

oceano Pacífico

Território pertencente à França, este incrível arquipélago se situa no sul do oceano Pacífico, entre a Nova Zelândia e a América do Sul e, não é apenas sua beleza natural que surpreende, já que é o lugar com a maior concentração de tubarões do planeta.

De acordo com a pesquisadora, a topografia do litoral pernambucano, especialmente no trecho entre a Praia do Pina, na Zona Sul do Recife, e a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, favorece a presença dos tubarões na costa, perto da faixa de areia.

De acordo com a UFRPE, as medidas preventivas para evitar incidentes com tubarões são a de não entrar em áreas que estão sinalizadas como de riscos, nem em áreas que não tenha a proteção dos arrecifes e quando a água estiver mais alta que a cintura.

Em porto de galinhas as praias são protegidas por recifes, então o que os banhistas acabam aproveitando é uma piscina natural, que fica bem protegida. Lá não se tem relato de ataques de tubarão, fique tranquila!

Num período de menos de 15 dias foram registrados três ataques de tubarões em Pernambuco, no Nordeste do Brasil. De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), 2023 mal começou e já é considerado o ano com mais ataques na região costeira do estado desde 2006.

grande tubarão-branco

Presente no imaginário popular quando se fala em ataque de tubarão, o grande tubarão-branco é historicamente o principal causador de ataques letais contra os seres humanos. A espécie pode atingir até 6,4 metros de comprimento e pesar 2,5 toneladas.