Tem que fazer prova para tirar o CRM?

Perguntado por: gbonfim3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Mas em fevereiro de 2019, a Justiça de São Paulo determinou o fim da obrigatoriedade da realização do exame Cremesp, que condicionava o registro dos profissionais formados em Medicina no estado à participação no exame. Portanto, atualmente, não é necessário prestar exame para obter o CRM.

Para requerer a primeira inscrição, logo depois da formatura, é só procurar o Conselho Regional de Medicina da Unidade da Federação onde pretende atuar e se credenciar. Na maioria dos casos, a pré-inscrição é feita em um formulário on-line.

O Projeto de Lei 4667/20 estabelece que, para exercer a profissão no Brasil, os médicos terão de ser aprovados em um exame nacional de suficiência em medicina, com provas teórica e prática.

O valor da taxa de participação varia conforme o cargo pretendido, sendo: Nível médio/ técnico: R$ 73,00. Nível superior: R$ 80,00.

Devem participar do Conselho Regional de Medicina (CRM) todo profissional formado em medicina, tanto pessoa física como jurídica. O médico recém-formado precisa obrigatoriamente fazer o registro no CRM para poder exercer a medicina dentro da legalidade.

Previsão de liberação do CRM
Em média, após a entrega dos documentos, o prazo é de 25 dias, mas, em alguns locais, pode ser menor. É importante ressaltar que a entrega é feita pessoalmente, no mesmo lugar onde a solicitação foi realizada.

Histórico de baixa taxa de aprovação no Revalida
Em 2022, o exame “bateu recorde”, foi a menor taxa de aprovação registrada desde 2011. Segundo dados do INEP, apenas 3,75% dos médicos inscritos foram aprovados. Foram mais de 7 mil candidatos na primeira fase, mas apenas 893 passaram para segunda fase do exame.

R$ 410,00

Os interessados em realizar o exame devem se inscrever pelo Sistema Revalida. Na edição interior, o valor da taxa de inscrição foi de R$ 410,00.

O Revalida de Medicina 2021
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, ou simplesmente Revalida, como é conhecido entre os médicos, é um processo seletivo de duas etapas: teórica e prática.

Obs 1: O médico pode ter várias inscrições secundárias, ou seja, ter CRM de vários estados. Mas deverá pagar anuidades em todos eles, independentemente de estar exercendo ou não a medicina naqueles estados, até que solicite e obtenha o cancelamento das respectivas inscrições.

As anuidades dos Conselhos Profissionais são de natureza tributária. Portanto, são compulsórias (obrigatórias por lei), como o são todos os impostos. De outro lado, aquele que deixar de realizar a cobrança ou conceder isenções indevidas será responsabilizado por crime de renúncia fiscal.

O médico pode trabalhar em outro estado ou cidade com algumas condições. Nos casos em que o profissional irá exercer a medicina em outro estado por até 90 dias, ou seja, de forma temporária, ele deve apresentar o seu CRM ao Conselho Regional de Medicina do local em que prestará seus serviços.

Ele funciona como seu “atestado” de liberação para atuar como médico, seja em clínicas, hospitais ou de forma autônoma. Como mencionamos, o registro CRM é feito em órgãos estaduais. Isso significa que, ao se credenciar, você só poderá exercer a profissão nos limites do estado ao qual está vinculado.

Não há limite para o número de inscrições secundárias a realizar. Somente é necessário que o médico pague as anuidades em todos os CRMs onde estiver inscrito, independentemente de estar exercendo ou não a medicina naquele(s) estado(s), até que solicite e obtenha o cancelamento da(s) respectiva(s) inscrição(ões).

Sim. O médico pode anunciar os títulos de especialista que registrar no CRM local. Ressalte-se, porém, que o Decretolei 4.113/42 o proíbe de fazer referência a mais de duas especialidades. Assim, o profissional deve anunciar, no máximo, duas especialidades, mesmo que possua número maior.

Como Obter o CRM Digital
Para obter o CRM Digital (Cédula de Identidade de Médico), o médico deve realizar a solicitação junto ao seu Conselho Regional de Medicina. Procure o Conselho Regional no qual está inscrito para saber sobre os procedimentos necessários para solicitação do CRM Digital.