Quem é o profissional que faz SEO?

Perguntado por: rcastro . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca. O profissional dessa área é responsável pelo desenvolvimento e pela execução de estratégias para que os sites sejam relevantes no Google, Yahoo, Bing, etc.

O que é um profissional de SEO? O profissional que trabalha com SEO (search engine optimization) é especialista em tornar sites e blogs otimizados para os mecanismos de busca, principalmente o Google.

Responsabilidades do Gerente de SEO incluem:
Desenvolver e implementar estratégias eficazes de otimização de sites (SEO) Coordenar conteúdo, design, mídia social, marketing pay-per-click (PPC) e outras atividades. Gerenciar projetos de otimização fora e dentro do local e relatar o desempenho.

R$ 2.578,00

No cargo de Analista de SEO se inicia ganhando R$ 2.068,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.659,00. A média salarial para Analista de SEO no Brasil é de R$ 2.578,00.

SEO técnico é o conjunto de otimizações relacionadas à estrutura interna de um site. A intenção é que as páginas se tornem mais rápidas, compreensíveis, rastreáveis e indexáveis — o que é básico para que todo o restante da estratégia de SEO funcione.

O serviço de SEO pode ser compreendido como um conjunto de ações que visam à otimização de sites mediante os mecanismos de busca, como o Google. Ou seja, o principal objetivo do serviço de SEO é deixar um site no topo do ranking das opções que aparecem para o usuário quando ele faz uma pesquisa no Google.

R$ 2.000,00

Tudo depende da empresa, claro. E a previsão acima pode parecer um tanto otimista, já que outro site, o Vagas.com, coloca a faixa salarial média de um iniciante em pouco mais de R$ 2.000,00.

Hubspot Academy: SEO Certification Course
No treinamento, o aluno tem acesso a sete aulas, com cerca de 4,5 horas de duração. Nele, você vai aprender desde a criação de conteúdo e promoção nas redes sociais, até a conversão e nutrição de leads.

O Gestor de Tráfego.
Ele será o responsável pela compra de cliques em canais pagos, como Google e Social Ads (Linkedin, Instagram, Facebook, etc.) A Gestão de Tráfego, também conhecida como Gestão de Mídia Paga, é uma posição difícil de se preencher nas empresas pela falta de profissionais qualificados.

Quanto custa uma consultoria de SEO (Preço)?
Pequenas empresas: entre R$ 500 e R$ 2.000. Negócios locais: de R$ 2.000 para cima. E-commerce: entre R$ 2.000 e R$ 10.000 (podendo ser acima disso, em certos casos)

Vamos falar sobre o preço de uma consultoria de SEO em números. É importante lembrar que esse valor pode variar significativamente e dependerá da concorrência no Google e da complexidade do trabalho de SEO necessário. Em média, os valores podem oscilar entre R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00 por mês.

O Instant eTraining oferece não apenas aulas e certificação em SEO, mas também em outros nichos do Marketing Digital, tais como Redes Sociais, Google Analytics, Marketing de Conteúdo, entre outros. Apesar de o curso ser pago, há também fontes gratuitas para webinários sobre esses tópicos.