Como ajudar uma pessoa com ansiedade PNL?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Dormir e alimentar-se adequadamente é um dos pontos que ajudam a combater as crises de ansiedade. Assim como exercitar-se com frequência, que estimula a produção adequada de neurotransmissores em seu corpo, ajudando nas sinapses e na sensação de tranquilidade.

As técnicas de PNL ajudam quem deseja perder peso por meio da mudança de comportamentos relacionados à alimentação que possibilitam o controle da ansiedade. Em outras palavras, você passa a estar no controle da sua mente e dos seus sentimentos para melhor agir.

Como ajudar uma pessoa ansiosa?

  1. Evite reações raivosas. Ao lidar com uma pessoa ansiosa, é preciso entender que atitudes hostis podem piorar a situação. ...
  2. Incentivo à prática de atividades físicas. ...
  3. Converse sobre terapia. ...
  4. Ajude a controlar o abuso de substâncias. ...
  5. Ajude na respiração. ...
  6. Entenda o entorno.

Como usar a PNL para persuasão

  1. movimentos corporais — observe o seu interlocutor e veja como ele se movimenta ao falar. ...
  2. forma de falar — tente falar a mesma linguagem que a outra pessoa. ...
  3. respiração — iguale o ritmo da sua respiração ao do outro;
  4. expressões faciais — veja a forma como o outro mexe o rosto enquanto fala.

Quais são as principais técnicas de PNL?

  1. Técnica da ancoragem. A ancoragem serve para criar associações positivas a partir de gatilhos. ...
  2. Técnica do reforço positivo. ...
  3. Técnica da ressignificação. ...
  4. Técnica do espelho. ...
  5. 5 comentários em “4 principais técnicas de PNL que podem ser aplicadas aos clientes”

Uma sessão de PNL dura, aproximadamente, 1 hora. O número total de sessões dependerá da necessidade de cada pessoa e do resultado que se espera, podendo chegar a 1 ano. A duração do acompanhamento também pode variar conforme a periodicidade e a resposta de cada um ao processo.

Bandler e Grinder garantem que, em apenas uma sessão, a PNL resolve ou inicia o tratamento de problemas como fobias, depressão, distúrbios motores, doença psicossomática, miopia e distúrbios de aprendizagem, entre outros.

Ajude a ritmar a respiração
A respiração é muito importante nesse momento, mas, muitas vezes, enquanto imersa na crise, a pessoa não consegue respirar lentamente a fim de reestabelecer a calma. Façam isso juntos! Algumas técnicas, como o relaxamento progressivo e a contagem de sete segundos são opções.

Seja um bom ouvinte. Em um momento de ansiedade aguda, a pessoa que está ajudando deve ouvir mais do que falar. Evite avaliações e julgamentos, frases otimistas de autoajuda, como “tudo vai passar”, ou muito duras, por exemplo “você precisa enfrentar isso”.

Para entender melhor o que fazer, veja como usar a PNL e ter maior inteligência emocional em todas as áreas da vida.

  1. Alinhe os seus sentimentos com a realidade. ...
  2. Praticar a empatia é outra dica para desenvolver a inteligência emocional. ...
  3. Ter um propósito aumenta os efeitos da PNL.

Como desenvolver a PNL
Pense em maneiras de realizar suas metas para o dia. Deixe a imaginação passear por diferentes possibilidades, ainda que elas pareçam impossíveis. Em seguida, dívida essa estratégia em partes mais curtas, realizáveis e coloque as em pratica no decorrer do dia.

A PNL, ou programação neurolinguística, é uma técnica criada para que a gente consiga entender como se dão os diversos processos da mente, para entender como as pessoas organizam seus pensamentos e como esta organização influencia nos resultados práticos de sua vida pessoal e profissional.