Tem que colocar todos os empregos no currículo?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Você pode ser uma pessoa com muitas vivências no mercado de trabalho, o que é bom para essa busca de um emprego. Mas isso não significa que todos os seus trabalhos precisam ser descritos no currículo. O ideal é colocar até quatro experiências profissionais, selecionadas de acordo com a vaga pretendida.

Dados e números pessoais
Inclua apenas o que for necessário para que o empregador possa te contatar. Seu nome completo, telefone e e-mail devem constar no currículo, e mídias sociais se forem relevantes para a vaga, mas dados pessoais como número de RG e CPF não devem estar no documento.

Sim! Se você ainda está empregado e procura novas oportunidades de emprego, é perfeitamente aceitável mencionar que está trabalhando atualmente em seu currículo. Afinal, incluir informações sobre seu emprego atual pode dar aos recrutadores uma melhor compreensão de sua experiência e habilidades mais recentes.

Candidatos de nível básico: descreva todos os trabalhos já realizados, incluindo estágios, trabalhos temporários, freelance e projetos pessoais. Candidatos sem experiência profissional: inclua todas as experiências, de funções em organizações estudantis, trabalhos voluntários e estágios, se houver.

Análise de currículo: Evite colocar mais de um cargo no objetivo.

O que não colocar no perfil profissional?

  • Informações irrelevantes à vaga. Recrutadores sempre têm pressa;
  • Conteúdo demais. O perfil profissional deve ser curto e intrigante;
  • Referências profissionais. O perfil não é o lugar para referências no CV;
  • Informações confidenciais. ...
  • Inverdades e exageros.

O ideal é colocar até quatro experiências profissionais, selecionadas de acordo com a vaga pretendida. Dessa forma, você pode comprovar que já realizou funções semelhantes e está pronto para assumir o cargo.

Seja breve e respeite o tempo do recrutador
Seja breve, respeite o tempo deles e não monopolize a atenção. Entregue seu currículo com um sorriso, mencione seu interesse na vaga e se coloque à disposição para qualquer informação adicional que possam precisar.

Não precisa colocar data nem assinar o currículo. Salários: Não coloque, pois dependendo do valor pode se transformar numa barreira. Prefira conversar mais tarde sobre esse assunto.

Currículo cronológico
Este é o tipo de currículo mais comum, em que as informações são inseridas na ordem cronológica inversa, ou seja, das mais recentes para as mais antigas. O currículo cronológico inverso tem basicamente esta estrutura abaixo. Dados para contato: seu nome, número de telefone, endereço e e-mail.

Evite informar mais de um objetivo no mesmo currículo, para não passar a imagem de indecisão sobre a sua carreira. Caso não tenha isso definido, é possível informar em que área gostaria de trabalhar e não escreva frases prontas.

2 páginas

No desenvolvimento de currículos, eu sempre trabalho com uma regra: nunca exceder 2 páginas. Isto porque, caso o currículo passe de 2 páginas, ele afetará o tempo de leitura e compreensão do recrutador.

No objetivo do currículo para primeiro emprego e para Jovem Aprendiz, você deve colocar as suas habilidades. Mencione uma ou duas habilidades profissionais e diga como você as adquiriu.