Tem que andar com o CRV?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Certificado de Registro do veículo (CRV) – cinco documentos obrigatórios para andar de carro. O Certificado de Registro de Veículo (CRV), é um documento que garante o registro do automóvel junto aos órgãos de trânsito.

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do veículo) é o único documento, de porte obrigatório, referente ao veículo, que comprova o licenciamento anual. Devendo o condutor do veículo portar sempre o original. Se não estiver portando, o condutor receberá multa leve e três pontos na carteira de habilitação.

Com isso, o condutor flagrado dirigindo com o documento vencido será penalizado. Segundo o artigo 230 do CTB, a irregularidade resulta em multa de R$293,47 e acréscimo de sete pontos na carteira de habilitação, além da apreensão do veículo no pátio do Detran até que todas as pendências sejam quitadas.

O porte do documento continua sendo obrigatório, o condutor que for pego circulando sem o CRLV ou CRLV-e será autuado. Para ter acesso ao licenciamento digital 2023, é preciso acessar o portal de Serviços do Denatran e seguir o passo a passo: Na tela inicial clique em “Meus veículos”

Caso não encontre o CRV do seu veículo, ainda é possível emitir o CRLV Digital com ajuda do app Zul+ clicando aqui. Porém, sugerimos que você também entre em contato com o Detran para emitir uma nova guia do CRV.

A infração é de gravidade leve, como prevê o artigo 232° do CTB. A multa por não portar o documento é de R$ 88,38 e 3 pontos acrescentados à CNH. O veículo também fica retido pela polícia até a apresentação do documento.

Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar no canto superior esquerdo da página o bloco "Veículos" e ali clicar em "Validar CRV".

30 dias

Ou seja, o registro dessa alienação no Detran é o Gravame. O que você precisa fazer: atualizar o documento do veículo (CRV/DUT) no Detran do seu estado com o Gravame até 30 dias após a liberação do empréstimo ou financiamento.

15 dias

O documento atual é digital e atualizado automaticamente após o pagamento de todos os débitos pendentes do veículo, e sua atualização pode levar em média até 15 dias úteis, após o pagamento da taxa.

É muito importante esclarecer que não há tolerância para licenciamento atrasado. Você deve quitar a taxa de acordo com o calendário do seu Estado. Ou seja, o limite para andar com o licenciamento vencido é o mês de vencimento do seu licenciamento.

Veículos com placas terminadas em 1, 2 e 3 devem portar o CRLV a partir de 1º de setembro. Os com final de placa 4, 5 ou 6, a partir de 1º de outubro. Já para os veículos com placa terminada em 7, 8, 9 ou 0, a cobrança começa em 1º de novembro.

um ou dois o prazo de validade do documento do veículo do ano passado é o mês de setembro de. 2023. para os finais de placa em. três quatro ou cinco o prazo de validade do CRLV 2022 é o mês de outubro de 2023 já para os finais de placa em.

Quais documentos eu preciso portar para dirigir? De acordo com os artigos 133 e 159 do CTB, é obrigatório andar com o documento do veículo sim.

O número do CRV pode ser encontrado no canto superior direito do documento do veículo, ao lado do campo onde está escrito “Detran + a sigla do seu estado”.