Tem crase em a parte?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4 / 5 8 votos

Já a expressão “à parte” significa “separadamente”, “isoladamente”. Por ser uma locução adverbial iniciada por “a”, apontando o modo como algo é desenvolvido, o acento grave deve existir: “Modéstia à parte, sempre desenvolvi bons cálculos.” “Deixava à parte adjetivos preciosos.”

À parte tem crase!
A expressão à parte deverá ser sempre escrita com acento grave indicativo de crase porque ocorre a contração da preposição a com o artigo definido feminino a da palavra feminina parte: a a parte = à parte.

A forma correta é «à parte». À parte é uma locução que, neste caso, significa «em particular». Aparte é um nome masculino, que significa «comentário; observação; interrupção», como em «Um aparte desnecessário».

Para escrever a sentença corretamente, seria melhor usar: “Vamos fazer as marmitas, mas o valor das quentinhas de alumínio é à parte.” “Vamos fazer as marmitas, mas o valor das quentinhas de alumínio é cobrado por fora.” Definição: verbo apartar.

O correto é "brincadeiras à parte". Algumas expressões no português recebem uma crase obrigatória que é fixa, ou seja, é como se ela fosse embutida na própria expressão.

A par significa estar ciente de alguma coisa. A expressão é invariável. Já a locução ao par só é usada em relação ao câmbio, para expressar equivalência econômica de moedas. O governador garantiu que o governo federal já está a par das necessidades das famílias atingidas pela chuva.

Significado de À parte
locução adverbial Separadamente; em que há separação: coloque esta questão à parte. locução adjetiva Diferente; de teor excepcional: um fato à parte.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

A forma correta é “a partir de”, não importa o contexto. Nem mesmo a crase pode entrar nesta locução, embora seja um erro bastante comum. No dia a dia, falamos essa locução como “apartir de”, mas, da mesma forma que acontece com a palavra “piscina”, devemos ter cuidado na hora de redigir.

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.

O significado de "sou caso à parte" é de que determinado indivíduo não faz parte de determinada coisa que ele citou.

A partir de é uma locução prepositiva e deve sempre ser escrita separada. Em geral, ela é usada para demarcar um limite inicial (a partir daqui, a partir daquela linha). ex: A partir de amanhã, vou começar a estudar português todos os dias.

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.

Falar "fora à parte" está errado porque seria redundante igual "subir para cima"? Por exemplo, na frase "você vai ter que pagar fora à parte" eu poderia estar me referindo a um pagamento fora do orçamento. Porém, se "à parte" significa algo que está fora, escrever "fora" antes de "à parte" não seria redundante?

Quando a fatura vem mais alta do que esperado, o cliente tem a opção de fazer o parcelamento ou então pagar uma parte, entrando justamente no rotativo. Trata-se de um crédito tomado pelo cliente quando ele paga qualquer valor inferior ao total da parcela.