Tem como outra pessoa usar meu CPF?

Perguntado por: ecoutinho6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Existe mais de uma maneira de saber se estão usando o seu Cadastro de Pessoas Físicas indevidamente. A forma mais comum é realizar a consulta do CPF regularmente, e isso pode ser feito por meio do site do Serasa, empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.

SPC. Também é possível conferir a situação do CPF no SPC Brasil. Para isso, a instituição oferece o serviço de consulta gratuita no aplicativo SPC Consumidor. Além das pendências, o consumidor pode acessar o seu Score SPC.

A forma legal de ter outro CPF envolvido em um processo de empréstimo é sendo um avalista. A função do avalista é assumir o pagamento da dívida que alguém fez, mas que por algum motivo não conseguiu pagar.

É crime usar o CPF de outra pessoa? Sim, é crime de utilização de falsa identidade, como prescrevem os artigos 307 e 308 do Código Penal. A pena é detenção de três meses a um ano ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

Acesse o site do Registrato
Com ele, você poderá consultar seus empréstimos, bancos onde possui conta, chaves Pix, operações de câmbio realizadas e mais.

Acesse o site da Serasa e crie uma conta ou faça o login; Na aba "Meu CPF", acesse a opção "Consultas ao seu CPF" ou "Consultas aos seus CNPJs"; Clique em "Solicitar meu relatório"; Após a solicitação ser confirmada, confira o relatório no próprio site após 24 horas.

Art. 307. Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena: detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

Entre em contato com o Banco
Após identificar as instituições, a segunda ação a ser adotada é procurar o banco/instituição financeira que você identificou que existem contas abertas indevidamente.

Site Registrato, do Banco Central, permite monitorar se contas correntes e empréstimos estão vinculados ao seu CPF. Credenciamento pode ser feito pelo celular e pela internet.

Para consultar o seu Sistema de Informações de Crédito do Banco Central, você terá que fazer um cadastro no Registrato, um sistema que fornece gratuitamente o seu “Extrato do Registro de Informações no Banco Central”. Para saber como ter acesso ao seu SCR, veja o passo a passo a seguir. Acesse o site do Registrato.

Consultar o próprio CPF não afeta o Serasa Score.
É possível checar gratuitamente o Score quantas vezes quiser, pois a simples checagem não diminui a pontuação.

A clonagem é feita por meio da digitalização do documento em que se pretende clonar. A partir daí, ele sofre pequenas alterações com um programa de edição de imagem. Dessa forma, os fraudadores usam seus dados e incluem informações que são necessárias para que o golpe não seja comprovado.

Crimes de falsidade ideológica e contratação de serviços
Caso você não possua histórico de crédito negativo ou pendências financeiras, a partir daí é possível abrir uma conta de telefonia, por exemplo, o que geraria um comprovante de residência falso, e assim dando abertura para mais oportunidades de golpes.

Como saber se alguém abriu uma conta no meu nome?

  1. Acesse o site do Registrato.
  2. Consulte se existem contas no seu nome.
  3. Solicite o relatório.
  4. Leia o documento.
  5. Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?