Tem como o teste de farmácia dar errado?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

A resposta é sim. Embora os exames de gravidez sejam cada vez mais precisos, uma série de motivos pode alterar o resultado. Além disso, o ideal é esperar o atraso menstrual para realizar o exame. Ao esperar o atraso menstrual a chance do seu exame dar errado será muito menor.

As opções hoje oferecidas em farmácias e mercados têm a menor chance de dar errado. Os fabricantes afirmam ter uma sensibilidade de 97 a 99,5% para o diagnóstico preciso. É raro ocorrer um falso positivo ou uma mulher não estar grávida e dar positivo. Porém, os testes tem 0,5% de chances de erro.

Às vezes é possível obter um falso negativo no seu teste de gravidez, o que significa que você está grávida, embora o teste diga o contrário. Por outro lado, sua menstruação pode atrasar sem que você esteja grávida.

O que pode causar um falso positivo no teste de farmácia?

  • Uso de medicamentos para tratamento de infertilidade.
  • Aborto espontâneo recente.
  • Problemas de saúde.
  • Gravidez ectópica também pode dar falso positivo.
  • Teste de farmácia fora do prazo de validade.
  • Falso positivo no teste de farmácia e gravidez recente.

No entanto, em casos raros, é possível obter um falso positivo devido a: uma gravidez recente (por exemplo, após aborto espontâneo, parto recente ou interrupção) alguns raros cistos ovarianos. certos medicamentos contendo o hormônio hCG, como alguns tratamentos de fertilidade.

Idealmente, o exame de urina deve ser realizado até duas horas após a coleta.

O exame de gravidez pode ser feito no primeiro dia de atraso na menstruação ou 10 dias após a fecundação. O hCG pode começar a ser produzido já no 5º dia da gestação.

Embora ele possa ser realizado a qualquer momento do dia, a melhor hora para fazer o teste de gravidez de farmácia é pela manhã.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Se compararmos todas as opções de diagnóstico de gestação, o melhor teste de gravidez é o exame de sangue beta-hCG quantitativo, que possui o método mais confiável. Este exame procurará em uma amostra de sangue da mulher por moléculas do beta-hCG e quantificará a concentração do hormônio na amostra.

O importante é saber que após dez minutos de feito o teste de gravidez, qualquer alteração do resultado deve ser levado como inconclusivo. Seguro mesmo, só até dez minutos, ok? Testes de gravidez com corante azul são mais suscetíveis a linhas de evaporação.