Tem algum exame que substitui Papanicolau?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Na maioria das vezes, a colposcopia é indicada nos seguintes casos: quando o exame de Papanicolau detecta alguma alteração; em casos de sangramentos vaginais; suspeita de lesões associadas ao HPV; entre outros. O exame pode ser utilizado em controle pós-tratamento de lesões invasivas em colo, vagina e vulva.

O exame de Papanicolaou, realizado preventivamente pelas mulheres na consulta ginecológica, foi substituído agora pelo teste de HPV (Papiloma Vírus Humano) na rede pública de saúde de Indaiatuba, interior de São Paulo, e poderá se tornar um modelo de sucesso a outros municípios brasileiros.

Para que se tenha uma boa visualização do colo uterino e da vagina, é necessário o uso de um instrumento chamado espéculo vaginal, também conhecido como “bico de pato” pela sua forma, cuja função é abrir as paredes da vagina. É um exame bastante tolerável, sendo mais um desconforto do que dolorido.

Quando é necessário fazer uma colposcopia? A colposcopia é indicada quando temos uma citologia oncótica (Papanicolau) alterada, sangramento a esclarecer, parceiro ou parceira com câncer genital ou ISTs, mulheres com ISTs, lesões vulvares ou vaginais associada ao HPV.

Câncer de colo de útero
A colposcopia permite examinar o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio, que se assemelha a um binóculo com lentes de aumento. Ele produz uma imagem ampliada, entre 10 a 40 vezes, que possibilita que o médico identifique lesões imperceptíveis a olho nu.

Quando o papanicolau não é indicado? Não há contra indicações absolutas para realizar o exame de Papanicolau. A menstruação e relação sexual no dia do exame são contra indicações relativas, ou seja, se possível deve-se aguardar o término do período menstrual e manter abstinência nas 48 hs que antecedem o exame.

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolaou indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento.

Papanicolaou

Papanicolaou. O papanicolau é um dos exames ginecológicos de rotina mais importantes que uma mulher deve fazer. Ele é responsável por prevenir o câncer de colo de útero e vaginal e, por isso, é também conhecido como exame preventivo.

Se você gostaria de saber quanto é o exame de colposcopia preço, o valor pode variar de acordo com o local e a região em que é realizado. Porém, normalmente ele custa entre R$ 190 e R$ 250.

- Prevenção:
O exame preventivo do câncer do colo do útero - conhecido popularmente como exame de Papanicolaou - é indolor, barato e eficaz, podendo ser realizado por qualquer profissional da saúde treinado adequadamente, em qualquer local do país, sem a necessidade de uma infra-estrutura sofisticada.

O papanicolau colhe células do colo do útero e da vagina, por meio de um raspado da mucosa, para análise em laboratório e a colposcopia identifica as áreas suspeitas no colo uterino, vagina e vulva, por meio de um aparelho com lente de aumento, para assim direcionar a área a ser biopsiada.

É importante que seja feito o tratamento antes da realização do exame. Outras recomendações que devem ser seguidas para garantir um resultado mais satisfatório são a de evitar ter relações sexuais 24 horas antes e a de não fazer ducha vaginal ou depilar a região genital nas 72 horas que antecedem o procedimento.