São exemplos de atividades inclusivas?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

3 atividades inclusivas para fazer em sala de aula

  1. 1 Contação de histórias. A contação de histórias é uma maneira universal de trabalhar interpretação e senso crítico. ...
  2. 2 Desenhar o corpo. Essa é uma atividade que ajuda a criança a entender a diferença de maneira real e visual. ...
  3. 3 Guiar os colegas.

5 brincadeiras inclusivas

  1. Fantasias. Explorar a imaginação das crianças é um dos vários objetivos das brincadeiras. ...
  2. Tintas. Mais uma brincadeira feita para estimular a imaginação e a criação! ...
  3. Circuito. Um circuito é uma junção de diversas brincadeiras em um só lugar! ...
  4. Jogo da memória. ...
  5. Brincando no playground.

Tênis, vôlei, dança, atletismo e ginástica rítmica são algumas dentre as 12 novas experiências desenvolvidas por escolas públicas de capitais brasileiras que compõem a Coletânea de práticas 2016, um dos materiais resultantes do projeto Portas abertas para a inclusão.

Um exemplo de educação inclusiva é a integração da educação especial dentro das escolas regulares, algo que tem se tornado cada vez mais recorrente no contexto atual. Desse modo, a escola favorece a integração de alunos com deficiência, valorizando a diversidade.

Jogos de inclusão são atividades que ocasionam tensão e alegria, proporcionando aos participantes, o prazer e o entusiasmo, propondo aos alunos uma participação mais efetiva, o tempo todo, respeitando os limites e a individualidade de cada um.

Inclusão social é o ato de incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis e transgêneros, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas ...

Oferece apoio psicopedagógico aos discentes com algum tipo de deficiência que necessitarem de acompanhamento centrado na aprendizagem, elaborando diagnósticos e intervenções específicas para cada situação.

Uma atividade adaptada corretamente é aquela permite ao aluno a possibilidade de realizar sem ajuda. A melhor forma de desenvolver a autonomia na escola é entregando atividades que permitam ao aluno realizar com o máximo de independência possível.

Esporte Inclusivo tem como característica favorecer a qualquer tipo de pessoa, não importando sua raça, religião, idade, orientação sexual ou gênero. Um exemplo são as aulas de Educação Física no cotidiano das escolas em que todos jogam contra todos.

Quais os 5 princípios da educação inclusiva?

  • Toda pessoa tem o direito de acesso à educação.
  • Toda pessoa aprende.
  • O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.
  • O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos.
  • O ensino inclusivo diz respeito a todos.

Escola especial: para alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades. Escola regular: para alunos que não tinham nenhum tipo de deficiência ou transtorno, e nem altas habilidades.

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.