O que significa inclusão e exclusão social?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

A Inclusão Social é um conceito contrário à exclusão social. Ou seja, ele trata das diversas maneiras de incluir os seres humanos que, por algum motivo, estão excluídos da sociedade. Em resumo, a inclusão social é um conjunto de ações e medidas que priorizam a igualdade de direitos.

A inclusão social envolve todas as ações tomadas para integrar grupos marginalizados, como homossexuais, negros e pessoas com deficiência, no meio social. Por questões históricas, esses grupos enfrentaram uma exclusão do processo de socialização, que perdura na sociedade atual.

Exclusão social é um conceito que caracteriza a exclusão ou afastamento de grupos do sistema socioeconômico predominante. A exclusão pode acontecer por motivos étnico raciais, religiosos, sociais ou econômicos.

É padrão a definição de “inclusão social” como sendo “o processo mais aperfeiçoado da convivência de alguém, tido como diferente, com os demais membros da sociedade, tidos como supostamente iguais.

As pessoas e grupos em condição de exclusão social são normalmente marginalizadas por diversas razões. Elas sofrem preconceitos e discriminação pela diferença de condição social, raça, religião, gênero, orientação sexual, escolhas de vida, entre outros.

A inclusão às vezes é entendida de forma equivocada, por isso expliquei as diferentes formas de relacionamento com a pessoa com deficiência. Na exclusão, a pessoa é direta ou indiretamente privada de qualquer forma de relação, é como se ela não existisse.

A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca de seus direitos e lugar na sociedade. A inclusão vem buscando a não exclusão, propõe ações que garantam acesso e permanência no ensino regular. compreender toda uma complexa realidade presente nas salas de aula.

Deste modo, fatores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas não é obrigatório que assim o seja.

1. Acto ou efeito de incluir. 2. Existência de uma coisa ou substância dentro de outra.

São dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo. É considerado o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, um processo no qual o indivíduo vai se afastando da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.

O que é inclusão social
A inclusão social é uma política para lidar com as diferenças e distribuir os poderes dentro de uma sociedade. Assim, inclusão significa a tentativa de corrigir a exclusão de alguns grupos – por exemplo, cadeirantes, autistas, pessoas LGBT – dos direitos sociais mais básicos.