O que é identidade na cidadania?

Perguntado por: rneves5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Designa um estatuto de pertença de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações (COUVRE, 2001).

A cidadania representa o conjunto de direitos e deveres dos cidadãos. As práticas cidadãs são de suma importância para a construção de uma sociedade democrática. A cidadania é o conjunto de direitos e deveres do cidadão. A cidadania é o termo que designa o conjunto de direitos e deveres de um indivíduo.

A idéia de cidadania está associada a direitos legitimados pelo Estado, mas também vinculada a uma identidade social, a um sentimento de pertencimento a uma determinada comunidade de sentidos, o que independe do reconhecimento por parte do Estado e que está muito mais vinculado ao campo do simbólico.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) estabelece que toda pessoa tem direito à identidade. Nessa perspectiva, o Registro Civil de Nascimento é o direito de cada pessoa a ter reconhecido o seu nome, sua genealogia, sua data e local de nascimento, sua identidade enquanto indivíduo e coletividade.

O exercício da cidadania implica não só o cumprimento de deveres, mas também o exercício de direitos. Um motorista, por exemplo, tem o dever de respeitar sinais e placas de trânsito, pois desta forma está ajudando a preservar o direito à segurança do próximo. O pedestre também deve respeitar a sinalização.

Estudiosos da cultura nacional chamam a atenção para um fenômeno característico da formação do povo brasileiro: a miscigenação. Historicamente, somos fruto da mistura das culturas negra, indígena e europeia, e essa mistura seria, em grande medida, definidora da nossa identidade.

A Carteira de Identidade serve para facilitar a identificação do cidadão. Ela é válida em todo o território nacional, e pode ser inclusive usada para viajar a países do Mercosul, não havendo necessidade do passaporte.

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo. Quem não tem esse direito está à margem ou excluído da vida social e da tomada de decisões.

É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética.

Ser cidadão é pertencer a um país e exercer seus direitos e responsabilidades. O exercício pleno da cidadania depende de vários fatores, entre os quais está a ação do Estado na garantia das liberdades e direitos dos indivíduos.