O que é inclusão escolar brasileira na atualidade?

Perguntado por: vevangelista3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

19), “educação inclusiva pode ser definida como a prática da inclusão de todos independente de seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou cultural, em escolas e salas de aula onde as necessidades desses alunos sejam satisfeitas”.

A inclusão escolar é um processo que visa a integração e a permanência dos estudantes com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar. Vale destacar que essas necessidades estão relacionadas às deficiências associadas às condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais.

A inclusão social no Brasil é promovida, em grande parte, por meio de políticas públicas, como as ações afirmativas. Um exemplo disso são as cotas raciais, política que reserva um percentual de vagas para negros em universidades, assim como em bancos e concursos públicos.

O conceito de inclusão escolar está relacionado com o acesso e permanência dos cidadãos nas escolas, independentemente da sua condição física, intelectual ou necessidade especial. O principal objetivo é tornar a educação possível para todos, respeitando suas diferenças, particularidades e especificidades.

Falar sobre inclusão social nas escolas é essencial. Isso vale tanto no ambiente de ensino, quanto em outros âmbitos da vida. Além de ajudar no desenvolvimento de uma pessoa com deficiência, também torna os estudantes, pais e professores mais conscientes.

Por fim, foi possível verificar que as principais barreiras enfrentadas pela inclusão escolar são: a falta de preparo dos professores e demais colaboradores; a ausência de infraestrutura; a carência de tecnologia assistiva, a prática de bullying; o excesso de alunos.

Dessa forma, o objetivo fundamental da Inclusão Escolar é não deixar criança alguma fora do sistema escolar e garantir que todas possam frequentar a sala de aula do ensino regular da escola comum, e, que esta escola, por sua vez, adapte-se às particularidades de todos os alunos para concretizar o objetivo da ...

Infraestrutura inadequada para alunos especiais. Investimentos insuficientes pelo estado para implantar os recursos de acessibilidade aos alunos especiais. Dificuldade de a escolar lidar com a família do aluno com necessidades especiais.

Como a educação inclusiva tem avançado no Brasil
Para 76%, crianças com deficiência aprendem mais quando estudam com crianças sem deficiência. Entre os que convivem com pessoas com deficiência na escola, a atitude é ainda mais favorável. 93% concordam que as escolas se tornam melhores quando há inclusão.

Como começar a traçar um planejamento para promover a inclusão em sala de aula

  1. Respeite a individualidade dos alunos.
  2. Faça atividades em grupo mesclando a turma.
  3. Promova campanhas em prol da diversidade na escola.
  4. Faça avaliações individuais.
  5. Coloque a tecnologia a seu favor.
  1. Conheça o perfil dos seus alunos. O primeiro passo para oferecer aulas inclusivas, sem dúvida, é entender que todo ser humano é diferente. ...
  2. Tenha intencionalidade. ...
  3. Pense sobre integração em aulas inclusivas. ...
  4. Utilize múltiplos recursos e tecnologias. ...
  5. Crie um ambiente de respeito e cooperação entre os alunos.

Nesse contexto, a inclusão social na escola e na universidade se dá no Brasil das seguintes formas:

  • Base Nacional Comum Curricular. ...
  • Cotas raciais. ...
  • Cotas sociais. ...
  • Inclusão social de moradores de rua. ...
  • Inclusão social de ex-presidiários.

"O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.