São as metodologias ativas?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 20 de agosto de 2023
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As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de ...

Entre as metodologias ativas de ensino, as principais são:

  • Sala de aula invertida;
  • Ensino híbrido;
  • Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos);
  • Design Thinking;
  • Aprendizagem baseada em equipes;
  • Gamificação;
  • Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problema).

As metodologias ativas são modos de ensinar mais contemporâneos, que estão conectados com a realidade e o perfil dos estudantes atuais. Na sala de aula tradicional, crianças e adolescentes costumam ficar sentados e quietos, enquanto ouvem o professor explicar o conteúdo.

Essas metodologias ativas segundo a BNCC visam formar estudantes e também professores nas competências e habilidades como a argumentação; comunicação; cultura digital; empatia e cooperação; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; responsabilidade e cidadania; trabalho e projeto de vida.

Princípios que constituem as metodologias ativas:
Problematização da realidade; Trabalho em equipe; Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação); Professor como mediador, facilitador.

As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de ...

Para aplicar a aprendizagem entre pares, o professor deve apresentar aos alunos determinado conteúdo, que não precisa necessariamente pertencer à disciplina. O ideal é que eles tenham algum conhecimento sobre o tema. Depois, as duplas respondem às questões sobre o conteúdo. Por fim, todos devem debatê-lo.

Características das metodologias ativas

  • Aprendizado a partir de situações e problemas reais;
  • Estudante como protagonista de seu processo de aprendizagem;
  • Professor como guia/orientador;
  • Ambiente físico das salas de aula é mais aberto, integrando lazer e estudo.

Um professor que faz uso de metodologias ativas, como abordagem pedagógica, entende a construção do conhecimento pelo estudante como um processo de aprender a aprender, quando a busca por respostas às questões-problema e por conteúdos são definidas pelo próprio aluno, conferindo-lhe autonomia na busca desse saber.

Aplicar brincadeiras, jogos, contação de histórias e outras atividades que conectem o aprendizado e a diversão também faz parte das Metodologias Ativas. Quando os professores aplicam métodos em que os alunos absorvam o conhecimento se divertindo, os estudantes se engajam à aula.

Na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.