Qual o objetivo da prova objetiva?

Perguntado por: arodrigues3 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 13 votos

O objetivo de um candidato, ao realizar uma prova objetiva, deve ser de acertar o maior número de questões. Afinal, além de ser aprovado, é preciso ter uma boa pontuação para se classificar.

O uso de provas objetivas apresenta algumas vantagens: abranger grande extensão do conteúdo (priorizado de acordo com critérios do professor); ser de fácil correção; ser de julgamento imparcial na correção; apresentar respostas com precisão e concisão; identificar dificuldades individuais dos alunos; muitas vezes os ...

É considerada como questão objetiva aquela que oferece alternativas de respostas. Geralmente, o candidato deve escolher uma das opções, conforme o que for solicitado pelo enunciado da pergunta.

São aquelas provas normalmente de múltipla escolha, de somatório, verdadeiro e falso, ou mesmo de múltipla assertivas. Importante que o concurseiro conheça a forma elaboração para bem entender, avaliar e interpretar as questões que lhes são colocadas.

Uma prova objetiva constitui numa avaliação envolvendo perguntas e opções de resposta, na qual o aluno deve optar apenas por uma questão considerada correta. As instituições educacionais possuem a total liberdade na utilização desse modelo de prova, bem como a utilização da pontuação na constituição da nota bimestral.

A avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo ensinado foi absorvido pelos alunos, bem como analisar se eles estão conseguindo acompanhar a programação curricular.

Objeto da Avaliação
São eles: Competências (Conhecimentos (C), Habilidades (H) e Atitudes (A) que, quando presentes, contribuem para o bom desempenho das atribuições vinculadas a um determinado cargo. Objetivos Individuais previamente negociados entre Gestores e empregados.

Como elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?

  1. Diversifique os tipos de avaliação utilizados.
  2. Compreenda os objetivos das provas.
  3. Utilize questões similares às atividades desenvolvidas em sala de aula.
  4. Defina níveis adequados de dificuldade.
  5. Apresente os resultados de maneira estruturada.

Na prova objetiva, o conhecimento está na sua frente, basta você dizer se aquilo está certo ou errado. Na prova subjetiva, o examinador te pede conhecimento. Você tem que elaborar e demonstrar, então precisa estar mais a par da situação e ter um conhecimento mais aprofundado.

Dicas para provas da Objetivas

  • Português.
  • Noções de informática.
  • Matemática.
  • Legislação Municipal.
  • Direito Constitucional.
  • Direito Administrativo.

Este tipo de prova pode ser de múltipla escolha ou do tipo CERTO ou ERRADO. Na prova objetiva de múltipla escolha geralmente possui quatro ou cinco alternativas e somente uma é correta. Nesse tipo de prova muitos candidatos chutam para não deixar a questão sem resposta.

Enquanto a prova objetiva corresponde a um modelo de avaliação focado na marcação de opções pelo candidato, as avaliações discursivas, como o próprio nome já sugere, são baseadas na avaliação do discurso e argumentação acerca dos temas apresentados de maneira escrita.

Conheça os 4 tipos de avaliação

  1. Avaliação diagnóstica. A avaliação diagnóstica é aquela que busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. ...
  2. Avaliação formativa. ...
  3. Avaliação somativa. ...
  4. Avaliação comparativa.