Qual objetivo de aplicar prova?

Perguntado por: hfigueiredo . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.9 / 5 7 votos

A aplicação de provas escritas aos alunos pode ter vários objetivos: verificar os requisitos, consolidar a aprendizagem, acompanhar a aprendizagem, planejar a recuperação, avaliar o desempenho, o conhecimento que os alunos alcançaram ao final de uma etapa (uma semana, um tópico, um bimestre, o ano etc).

A avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo ensinado foi absorvido pelos alunos, bem como analisar se eles estão conseguindo acompanhar a programação curricular.

Tradicionalmente, a expressão "aplicar prova" significa propor questões para o aluno resolver e "provar" se aprendeu ou não o que lhe foi ensinado durante um período em determinada área de conhecimento.

A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam.

Para o autor, a prova escrita deixa de ser somente um objeto de certificação da consecução de objetivos, e se torna necessária como instrumento de diagnóstico e acompanhamento do processo de aprendizagem, pelo professor e pelo aluno.

Elas são uma oportunidade para que os alunos demonstrem seu conhecimento e habilidades, além de permitir que os professores avaliem a eficácia do seu método de ensino e identifiquem áreas em que os alunos precisam melhorar. Além disso, as primeiras provas do ano estabelecem uma base para o restante do ano letivo.

A avaliação escolar ajuda os educadores a aprenderem sobre os alunos e a identificar formas de apoiar a aprendizagem e o desenvolvimento de cada um deles. Com isso, é possível encontrar os pontos fortes e os pontos em que é necessário mais apoio e atenção.

Como elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?

  1. Diversifique os tipos de avaliação utilizados.
  2. Compreenda os objetivos das provas.
  3. Utilize questões similares às atividades desenvolvidas em sala de aula.
  4. Defina níveis adequados de dificuldade.
  5. Apresente os resultados de maneira estruturada.

Compreender o sujeito por trás de sua aprendizagem e assumir que ele tem de ser um aprendiz que decide sua trajetória e que nela se envolve, entendendo que seus interesses e motivos devem ser a base da compreensão de seu processo de aprender, é um caminho para a superação das dificuldades que o cerceiam.

A avaliação é a mediação entre o ensino do professor e as aprendizagens do professor e as aprendizagens do aluno, é o fio da comunicação entre formas de ensinar e formas de aprender.

São elas: empatia, curiosidade, sociabilidade, resiliência, autoconhecimento, integridade, resolução de problemas e criatividade.

O que é Avaliação:
Pode ser sinônimo de estimativa ou apreciação. Uma avaliação pode ser a estimativa do valor de alguma coisa ou de algum trabalho. No mercado imobiliário, por exemplo, uma avaliação é feita por um avaliador e consiste no valor comercial de uma propriedade.

Uma prova ou teste é um "produto" que mede um comportamento em particular ou um conjunto de objetivos. Por outro lado, uma avaliação é um procedimento, não um "produto". A avaliação pode ser utilizada antes ou depois que a instrução foi dada.

Enquanto as provas objetivas são aquelas que possuem várias alternativas como resposta e o estudante deve assinalar uma correta, a prova discursiva é aquela que o candidato deve colocar sua resposta por escrito ao que foi perguntado.