Quem trouxe a UPA para o Brasil?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 5 votos

De acordo com o estudo, as UPAs foram idealizadas no ano 2000, mas só começaram a ser implantadas a partir de 2007 no governo do ex-presidente Lula, inicialmente na região Sudeste.

As primeiras Unidades de Pronto Atendimento no estado do Rio de Janeiro foram implementadas pela Secretaria de Estado de Saúde durante a gestão do governador Sérgio Cabral Filho e do secretário de Saúde Sérgio Côrtes.

O Ministério da Saúde lançou, em 2003, a Política Nacional de Atenção às Urgências. Nesse contexto, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foram concebidas como um componente pré-hospitalar fixo das redes de atenção integral às urgências.

Criado em 2002, o projeto das UPAs 24h integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e baseou-se em experiências de sucesso em cidades como Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).

No Rio de Janeiro, as UPA começaram a ser implantadas entre os anos de 2007 e 2008 como estratégia para superar problemas apresentados nos demais níveis de Atenção às Urgências e Emergências, tais como a insuficiência da atenção básica e a superlotação das emergências hospitalares.

Com investimentos de R$ 13,5 bilhões (em valores de 2021) nos primeiros doze anos de existência (2004 - 2015), o programa reformulou completamente a Atenção Básica em saúde bucal e, até 2016, contou com mais de 24 mil equipes de saúde bucal trabalhando na Estratégia Saúde da Família de 5.030 municípios.

Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), conhecidos como Samu 192, foram normatizados no Brasil a partir de 2004 pelo decreto presidencial do governo Lula, nº º 5.055, de 27 de abril de 2004.

A gestão das UPAs prevê financiamento compartilhado com recursos dos governos federal, estaduais e municipais. As prefeituras, no entanto, têm sido responsáveis pelo custeio da maior fatia.

Presidenta Dilma e ministro da Saúde inauguram UPAs simultaneamente em SP, BA e DF. A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inauguraram, nesta quinta-feira (5), de forma simultânea, três Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) em São Paulo, Bahia e Distrito Federal.

Dra. Zilda Arns

Article-Maior UPA do País é inaugurada em Embu das Artes
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Zilda Arns, foi inaugurada no último sábado (12/12), sendo a maior UPA do Brasil.

Além disso, no último ano, 99 obras foram finalizadas, somando quase R$ 70 milhões de recursos do Governo do Estado, sendo 93 construções e/ou reformas de UBS e seis reformas em hospitais.