Qual foi a primeira UPA do Brasil?

Perguntado por: ajesus2 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 16 votos

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi inaugurada no Rio de Janeiro em 2007, no Complexo da Maré.

A implantação das UPA se iniciou com uma portaria em 2008. O estado do Rio de Janeiro foi o pioneiro nesse processo, implantando a primeira UPA no país em 2007, antes da regulação federal.

As primeiras Unidades de Pronto Atendimento no estado do Rio de Janeiro foram implementadas pela Secretaria de Estado de Saúde durante a gestão do governador Sérgio Cabral Filho e do secretário de Saúde Sérgio Côrtes.

Elas foram instituídas pela Portaria n° 1020 de 13 de maio de 2009 e estão em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências, lançada pelo Ministério da Saúde pela Portaria n° 1.863 de setembro de 2003. As UPA visam estruturar e organizar a rede de urgências e emergências do país.

O Ministério da Saúde lançou, em 2003, a Política Nacional de Atenção às Urgências. Nesse contexto, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foram concebidas como um componente pré-hospitalar fixo das redes de atenção integral às urgências.

Dra. Zilda Arns

Article-Maior UPA do País é inaugurada em Embu das Artes
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Zilda Arns, foi inaugurada no último sábado (12/12), sendo a maior UPA do Brasil.

Este tipo de equipamento foi criado para diminuir as filas de emergência nos hospitais. Em São Paulo, antes da gestão Haddad, não existiam UPAs. É que esta é uma iniciativa do governo federal, implementada durante os governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula de Silva e da presidenta Dilma Rousseff.

O SAMU 192 foi o primeiro produto do Plano Nacional de Atenção as Urgências criado pelo Governo Federal em 2003. É o Serviço de Atendimento Móvel que atende os casos de urgência e emergência, com custeio tripartite ou seja, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipais.

Além disso, no último ano, 99 obras foram finalizadas, somando quase R$ 70 milhões de recursos do Governo do Estado, sendo 93 construções e/ou reformas de UBS e seis reformas em hospitais.

Pacientes graves: são encaminhados diretamente ao sala de Emergência (UTI) da UPA (Sala Vermelha).

A gestão das UPAs prevê financiamento compartilhado com recursos dos governos federal, estaduais e municipais. As prefeituras, no entanto, têm sido responsáveis pelo custeio da maior fatia.

O serviço de pronto-socorro só começou a mudar a partir dos anos 1940, quando foi inaugurado o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com equipamentos modernos e um andar destinado somente às emergências.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências.

Entenda como foi a criação das UPAS. O Brasil conta com 464 Unidades de Pronto Atendimento (UPA24 horas).