Quem criou a universidade?

Perguntado por: achaves4 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.6 / 5 8 votos

Em uma visão global, a primeira universidade a seguir o conceito moderno surgiu na Ásia, durante o século V, e foi conhecida como a universidade de Nalanda, em Bihar, Índia. Nela viveu o filósofo budista Nagarjuna. Durante sua existência chegou a contar com mais de 10 mil estudantes e 1,5 mil professores.

A Universidade de Bolonha não é apenas a universidade mais antiga do mundo: ela é a própria origem da palavra "universidade". Ela começou a existir em 1088 —quase 1.000 anos atrás!

Como criações eclesiásticas, isto é, que nasceram de iniciativa da Igreja Católica, as universidades, de certo modo, originaram-se como extensões dos colégios episcopais, nos quais os jovens estudantes aprendiam o domínio das sete artes liberais, que eram a base da educação da Idade Média.

O primeiro foi o Instituto Católico de Estudos Superiores, no Rio de Janeiro, em 1932; o segundo, o Instituto de Educação da Universidade de São Paulo, criado por Fernando de Azevedo em São Paulo, em 1934; o terceiro, a Escola de Educação da Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em 1935, criada por ...

No século XIII, tais agrupamentos e associações de mestres e estudantes com interesses em comum e congregados em uma mesma escola receberam a denominação de 'universidade'. A origem desse termo deriva do latim universitas, que significa universalidade, totalidade.

Anísio Teixeira

Em 1935, Anísio Teixeira criou a Universidade do Distrito Federal (UDF), que tinha como um dos principais objetivos “a renovação e a ampliação da cultura e os estudos desinteressados”. As atividades voltadas à pesquisa foram estimuladas, mesmo com baixos recursos financeiros, com o objetivo de desenvolvimento social.

As universidades brasileiras foram precedidas por escolas profissionais, algumas bastante vetustas, além de academias militares e outras escolas e sociedades de tipo variado. O Brasil teve antes do século XX, desde a época colonial, algumas instituições docentes notáveis em certos aspectos.

Essa é a Universidade de Bolonha, na Itália, fundada em 1088. Todavia, ao ampliarmos nossa visão e considerando tanto a cultura ocidental quanto a oriental, a universidade mais antiga do mundo, criada em 859, ganha o título.

Universidade do Rio de Janeiro

Em 7 de setembro de 1920, por meio do Decreto n.º 14.343, o governo federal criou sua primeira universidade: a Universidade do Rio de Janeiro (URJ).

Universidade é uma instituição de ensino superior que compreende um conjunto de faculdades ou escolas superiores destinadas à especialização profissional e científica.

A Universidade de Bolonha é a própria origem da palavra “universidade” como a entendemos atualmente. Ela começou a existir em 1088 — quase mil anos atrás — e inicialmente chamava-se de “studium” de Bolonha. Ele foi fundado por estudantes como um local para intercâmbio de conhecimento de todas as áreas.

A principal distinção é que a faculdade tem enfoque em formações específicas de uma área, enquanto a universidade é mais abrangente e possui um portfólio mais diversificado. Outros aspectos também são diferentes entre as duas. Focada em uma área determinada de conhecimento.

O termo universitário é relacionado à universidade, portanto, se for levado ao pé da letra, quem estuda em faculdade, centro universitário ou instituto deve recorrer a outras palavras como estudante de graduação, graduando, formando ou discente.

As universidades, de modo geral, salvo algumas exceções, têm como objetivo preparar profissionais para as carreiras de base intelectual, científica e técnica. No Brasil foram dominantemente isto. Presentemente, as universidades alemãs, inglêsas e americanas mantêm êste objetivo e os demais.

Na Grécia Antiga, a palavra diploma significava basicamente um pedaço de papel (papiro ou pergaminho), dobrado em duas partes. O diploma era utilizado como salvo-conduto para os funcionários públicos se locomoverem de um local para outro, uma espécie de passaporte nos dias de hoje.