Que horas vai ser a posse do presidente Lula?

Perguntado por: drocha . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.9 / 5 18 votos

A sessão solene de posse presidencial tem início às 15 horas.

Veja os artistas que vão cantar na posse de Lula em 2023
Chamado de “Festival do Futuro”, o evento organizado pelo PT contará com a presença de diversos artistas e tem previsão para começar às 12h. Em paralelo, a cerimônia de posse acontece tendo, como primeiro ato, o desfile de Lula em carro aberto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomará posse em sessão solene do Congresso Nacional marcada para as 15 horas deste domingo.

1 de janeiro de 2023

A sessão solene destinada a dar posse ao presidente e ao vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, acontecerá no plenário da Câmara dos Deputados, a partir das 15h. Antes, haverá um cortejo pela Esplanada dos Ministérios.

Estão previstos dois palcos -- batizados de Gal Costa e Elza Soares.

Por volta das 16h, começa a cerimônia de honras militares e, presidente e vice vão para o Palácio do Planalto. Lá, Lula vai receber a faixa presencial, subirá a rampa e fará um breve discurso no parlatório.

No Congresso, Lula e Alckmin vão pelo Salão Verde até o Plenário da Câmara dos Deputados, onde os dois serão empossados oficialmente em uma sessão solene. Lula fará o discurso de posse aos deputados, senadores e demais autoridades presentes.

Lula e Alckmin tomaram posse como 39.º presidente do Brasil e 26.º vice-presidente do Brasil, respectivamente, no dia 1º de janeiro de 2023, em cerimônia realizada no Congresso Nacional em Brasília, dando início ao segundo governo Lula (ou seu terceiro mandato).

Onde assistir à cerimônia da posse de Lula? A cerimônia da posse de Lula será transmitida na TV aberta pela Globo, Bandeirantes e SBT, e pelos canais públicos do Senado, Câmara e TV Brasil.

Novo presidente da República, Bolsonaro tomará posse em 1º de janeiro. A cerimônia de posse do novo presidente da República, Jair Bolsonaro, ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2019, com várias cerimônias, todas no mesmo dia.

Se o salário do principal mandatário do país fosse corrigido pela inflação medida pelo IPCA desde 2003, hoje o presidente eleito ganharia R$ 26.720,02. Em 2010, último ano de Lula como presidente, que foi sucedido por Dilma Rousseff, o salário do presidente era de R$ 11.420,21.