Quem trouxe a internet para o Brasil?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

No Brasil, a Internet surgiu no final da década de 80, quando as universidades brasileiras começam a compartilhar algumas informações com os Estados Unidos. Entretanto, foi a partir de 1989, quando se fundou a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que o projeto de divulgação e acesso ganhou força.

A primeira rede acadêmica brasileira, de 1992, tinha capacidade de 64 Kb/s. Para se ter uma ideia, era possível receber mensagens de texto, e-mails, transferir arquivos (com um pouco de paciência) e acessar websites não muito complexos. A abertura da internet comercial só viria três anos depois, em maio de 1995.

A Internet no Brasil
O primeiro contato foi feito com a Universidade de Maryland, dos EUA. No mesmo ano foi criado o primeiro provedor do Brasil, a Alternex, rede privada e independente de internet para uso das universidades. A liberação para uso comercial veio anos mais tarde, em 1994.

Tim Berners-Lee

Oficialmente, o criador da internet foi Tim Berners-Lee. Ou melhor, ele é o criador do sistema WWW – World Wide Web.

O sistema se tornou tão popular no CERN que, em 1991, foi aberto ao público externo. Isso foi possível graças à criação do navegador Mosaic em 1993.

Proposta pelo físico e cientista da computação Tim Berners-Lee em 1989, a primeira geração da web baseava-se em hiperlinks e era utilizada para, basicamente, exibir conteúdo estático com um design semelhante ao de páginas impressas. Vídeos eram raros.

A verdadeira origem da Internet é com a ARPANet (Rede de Agencias de Projetos de Pesquisa Avançada ou Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos). No ano de seu nascimento, em 1969, quando nasceu a ARPANET, surgiu a primeira conexão entre os computadores da Stanford e da UCLA.

Até recentemente, no Brasil, o acesso à Internet era restrito a professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Em adição, instituições governamentais e privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não-comerciais.

Este ano é comemorado o 50º aniversário do desenvolvimento e instalação do primeiro envio do pacote pela Internet feito na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 29 de outubro de 1969. O envio foi feito por meio da rede ARPANET desde um ordenador da UCLA para o Stanford Research Institute.

Estados Unidos

A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos.

As primeiras demonstrações de que a troca de informações entre diferentes computadores era possível através de longas distâncias se verificou em 1969, em um experimento conduzido por cientistas e pesquisadores das universidades de Stanford e Califórnia, nos Estados Unidos.

16 horas

Brasileiros passam, em média, 16 horas acordados. Dessas, gastamos, aproximadamente, nove olhando para tela de computador e/ou celular. Dá cerca de 57%.

SixDegrees

SixDegrees
Criada em 1997 nos Estados Unidos por Andrew Weinreich, o SixDegrees é considerado a primeira rede social da história.

A conexão de um computador e uma linha telefônica, feita por Lawrence Roberts e Thomas Merrill em 1965, revolucionou o uso da Internet. Assim surgiu a WAN, uma rede que possibilitaria uma conexão a longa distância e que fez com que pudéssemos nos conectar com pessoas de todo o mundo.

O que é WWW:
WWW é a sigla para World Wide Web, uma rede mundial de computadores interligados. A tradução literal de world wide web é "teia em todo o mundo" ou "teia do tamanho do mundo", e indica a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo, como se fosse uma teia.