O que veio antes da TV?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Em 1923, o russo Wladimir Zworykin desenvolveu e patenteou o ionoscópio, aparelho que mais tarde proporcionou a criação dos tubos de raios catódicos que compunham as televisões mais antigas.

Os primeiros televisores eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow), que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal.

Os primeiros aparelhos de tela plana usavam o LCD e tinham um retroprojetor traseiro embutido para exibir as imagens. Em seguida, surgiu a tecnologia de telas de plasma, que abriu caminho para a popularização das TVs de alta definição. Em 1995, o DVD chegou, revolucionando o mercado de mídias audiovisuais.

No ano de 1923, o russo Wladmir Zworykin desenvolveu um tubo de imagem chamado de iconoscópio. Empolgada com tal realização, a empresa norte-americana RCA contratou os seus serviços e fabricou o Orticon. Tínhamos ali, então, o primeiro modelo de televisor a ser produzido em escala industrial.

As primeiras transmissões de televisão começaram a ser realizadas na década de 1930 em diferentes países da Europa e nos Estados Unidos. A popularização da televisão se deu a partir da década de 1950, nos Estados Unidos, mas aqui aconteceu somente na década de 1970.

A TV CRT era grande e pesada e oferecia uma imagem sem muita definição.

TVs antigas tinham problemas como instabilidade de sinal e ausência de controle remoto. Assim como os demais dispositivos eletrônicos, as TVs também evoluíram com o passar dos anos. Atualmente, os televisores contam com telas cada vez mais finas e saem de fábrica recheados de tecnologia, mas nem sempre foi assim.

A televisão no Brasil tem início comercialmente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi em São Paulo, com equipamentos trazidos por Assis Chateaubriand, fundando assim o primeiro canal de televisão no país. Cinco meses depois, em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro.

As inovações técnicas que vêm ocorrendo ao longo da história influíram decisivamente na forma de produzir e ouvir rádio. A principal mudança foi a invenção do transístor, que substituiu as válvulas e reduziu os equipamentos. Surgiram os rádios de pilha, pequenos e portáteis. Mais tarde, os rádios via telefone celular.

No início dos anos 2000, já se popularizavam as TVs de tela plana, que antecederam as telas de plasma e LCD. Outra mudança importante foi o início da TV digital, uma nova maneira de transmissão que melhorou a qualidade de imagem, som, recepção e interatividade da televisão.

Em documentos históricos, consta que o rádio foi inventado pelo italiano Guglielmo Marconi, que em 1896 montou o primeiro sistema prático de telegrafia sem fios (TSF), com equipamentos patenteados pelo norte-americano Nikola Tesla.

O primeiro programa transmitido foi "TV na Taba", apresentado por Homero Silva. Participaram também: Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi e Ivon Cury.

1950

Já falamos de Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, mas e o Brasil? A televisão brasileira chegou em 1950, com o jornalista Francisco de Assis Chateaubriand, o Chatô, que trouxe a TV Tupi. A primeira transmissão ocorreu na sede do Diários Associados.

Resposta a - Em outubro de 1994, o modelo Walita Beta (que trazia novidades como trava da tampa no copo e do copo na base) custava em média R$ 45.

BBC

Como foi a primeira transmissão regular de TV no mundo, que completa 80 anos. 2 de novembro de 1936. Há 80 anos, a BBC inaugurava o primeiro serviço regular de televisão do mundo, diretamente do Alexandra Palace, norte de Londres.

John Logie Baird

John Logie Baird, FRSE foi um engenheiro escocês e o primeiro a construir um sistema de televisão viável, transmitindo, pela primeira vez, em fevereiro de 1924, imagens estáticas através de um sistema mecânico de televisão analógica, sendo, então, o primeiro a alcançar este feito.