Qual o ciclo de vida de um aplicativo?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 10 votos

O ciclo de vida de um aplicativo consiste em todas as etapas ao longo de sua trajetória, desde a ideia inicial até ao abandono do software pelos seus usuários, passando pelo design, implementação e manutenção. A Application Lifecycle Management, ou ALM, é o processo que permite gerenciar o ciclo de vida do software.

Existem 3 fases básicas de um ciclo de software: definição, desenvolvimento e operação. Deve-se conhecer a situação atual e fazer a identificação do problema para buscar uma resolução do mesmo. É na definição que você fará a modelagem dos processos e a análise do sistema.

E a resposta é: depende. A complexidade e objetivos do projeto são fatores que influenciam fortemente nessa questão. Um aplicativo mais simples pode ser lançado entre 2 e 4 meses, enquanto um mais completo pode demorar até um ano. Tudo depende do que você pretende fazer.

As suas etapas principais são:

  1. a análise e a definição de requisitos;
  2. o planejamento do projeto de desenvolvimento;
  3. a implementação das funcionalidades no código-fonte;
  4. a execução dos testes de segurança e o rastreamento de bugs;
  5. a integração da aplicação no ambiente de trabalho do usuário.

Processo – o processo de desenvolvimento de software é chamado de SDLC (ciclo de vida de desenvolvimento do software). Examinaremos todas as fases do SDLC em relação ao desenvolvimento de aplicativos móveis, incluindo: Inception, Design, Development, Stabilization, Deployment e Maintenance.