Quem foi o inventor do telefone celular?

Perguntado por: ogalvao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Telefone celular ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células, cada uma delas servida por um transmissor/receptor.

Se atualmente o celular é um dos dispositivos mais populares do planeta, isso pode ser atribuído ao engenheiro eletrotécnico Martin Cooper. Afinal, foi ele que apresentou o primeiro telefone móvel, no dia 3 de abril de 1973. Nessa época, Cooper trabalhava para a Motorola, que ainda era uma empresa de pequeno porte.

Martin Cooper

Martin Cooper é considerado o pai do celular
O inventor Martin Cooper (1928) é um engenheiro visionário que foi o líder da equipe que criou o Dyna Tac, da Motorola, o primeiro aparelho relativamente portátil do mundo da telefonia. Leve, o celular pesava menos de um quilo, mais precisamente 793 gramas.

A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos.

De fato, a Motorola foi quem inventou o primeiro celular. Martin Cooper, com o apoio do seu chefe, o líder da divisão de produtos portáteis de comunicação da Motorola, John Mitchell, desenvolveu, junto dos engenheiros da empresa, o protótipo funcional do primeiro celular da história.

Martin Cooper

Martin Cooper – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Primeiro celular do Brasil
O primeiro celular que desembarcou no Brasil também foi lançado pela Motorola, em 1990. Logo de cara, o Motorola PT-550 foi apelidado de “tijolão”. O modelo trazia para os usuários uma antena externa no topo do dispositivo. A estética do produto era no estilo em flip.

Leonid Ivanovich Kupriyanovich

Para os russos, quem inventou o celular foi o engenheiro de rádio de Moscou, Leonid Ivanovich Kupriyanovich. Em uma operação secreta da União Soviética, o engenheiro desenvolveu um aparelho que funcionou de forma semelhante ao celular. A versão mais moderna da tecnologia soviética foi o LK-1, lançado em 1961.

É uma quantidade respeitável para um artigo que só foi ser utilizado pela primeira vez na história há cerca de meio século. A primeira chamada foi feita em 1973 em Nova York pelo engenheiro Martin Cooper, conhecido como o pai do telefone celular.

  • Apple
  • Steve Jobs
  • Imran Chaudhri
  • Scott Forstall
  • Mike Matas
  • Ken Kocienda

O termo “celular” foi escolhido porque cada torre e seu mapa de cobertura pareciam uma célula biológica. Acabou que os aparelhos que operam nesse tipo de rede sem fio passaram a ser chamados de telefones celulares. No inglês, o termo “mobile phone” surgiu antes de “cellular phone”.

1997

Em 1997, em Brasília, começou a operar o primeiro serviço de celular digital no Brasil. Nos anos 2000, o país começou a adotar o sistema de padrão europeu, GSM.

A invenção foi patenteada em 7 de março de 1876, mas a data que entrou para a história da telefonia foi 10 de março de 1876. Nesse dia, foi feita a transmissão elétrica da primeira mensagem completa pelo aparelho recém-inventado. Graham Bell se encontrava no último andar de uma hospedaria em Boston, nos Estados Unidos.

1876

Hoje é aniversário do telefone. Por acidente, ao fazer um teste, Graham Bell conseguiu falar no aparelho. A patente foi dada no dia 7 de março e expôs em junho na Filadélfia.

Tim Berners-Lee

O físico britânico Tim Berners-Lee é o nome responsável pela Internet como conhecemos hoje. Em 1989, ele inventou a World Wide Web (WWW), um sistema que, em pouco tempo, permitiria a criação da Internet comercial e, assim, a popularização da rede.

A primeira ligação de um celular em território brasileiro aconteceu em 30 de dezembro de 1990, entre o Ministro da Infraestrutura, Ozires Silva, e o Secretário Nacional das Comunicações, Joel Marciano Rauber.