Quem transmite a febre tifoide?

Perguntado por: iduarte2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Transmissão. A transmissão da Febre Tifoide pode ocorrer de duas maneiras principais: pela forma direta: contato com as mãos do doente ou portador; pela forma indireta: ingestão de água ou de alimentos contaminados com fezes ou urina.

Como o contágio acontece? A transmissão de tifo acontece por meio da bactéria do gênero Rickettsias, presente nos piolhos ou nas pulgas. A infecção acontece após a picada dos insetos, que permite a entrada da bactéria no organismo. Após o período de incubação, surgem os sintomas.

Em 1907, também em Nova Iorque, surgiu o caso mais emblemático e famoso envolvendo essa doença: o caso da cozinheira Mary Mallon, uma imigrante irlandesa, considerada a primeira portadora assintomática de um agente infeccioso nos Es tados Unidos e que ficou conhecida como Typhoid Mary ou Maria Tifoide (MARINELI et al.

A melhor e principal maneira de prevenção da febre tifoide é com saneamento básico, manipulação e preparo da refeição adequadamente, além da higiene pessoal. É recomendado que os alimentos sejam frescos e lavados com água tratada. As mãos devem estar sempre bem higienizadas e as superfícies limpas.

Quais são os sintomas da doença?

  • febre.
  • fraqueza.
  • dor de cabeça.
  • dor musculares e nas articulações.
  • tosse.
  • diarreia ou obstipação.
  • falta de apetite.
  • dor abdominal.

A febre tifoide é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, a Salmonella typhi, transmitida por meio da ingestão de água e de alimentos contaminados. É mais frequente em ambientes com baixas condições de saneamento básico(1).

Ratos e outros roedores são os principais vetores desse tifo, transmitido pela pulga Xenopsylla cheopis, e que costuma se manifestar quando há um grande número desses roedores, infectados (epizootia), em contato com populações humanas.

Infecções humanas ocorrem normalmente pela inalação da bactéria, presente no ar, ou contato com fluidos e excretas de animais infectados, como sangue, leite e fezes.

A vacina contra a Febre Tifóide disponível no Brasil é a”Typhim Vi” fornecida pela SANOFI AVENTIS, indicada para crianças e adultos a partir de 2 anos de idade. A revacinação deve ocorrer a cada 3 anos.

Um surto de febre tifóide ocorreu no norte de Israel, em 1987, logo após uma grande epidemia de disenteria; tanto um quanto a outra resultaram de contaminação de poço artesiano que supria o sistema de água municipal, devido à ruptura de um cano de esgoto.

Agente etiológico: é o agente causador ou responsável por uma doença. Pode ser vírus, bactéria, fungo, protozoário ou helminto. É sinônimo de “patógeno”. Agente infeccioso: é o microorganismo (vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos) capaz de produzir infecção ou doença infecciosa.