Quem trai tem consequências?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

Segundo Bárbara Andrade, psicóloga, após uma traição, é comum surgirem sentimentos como raiva, tristeza e frustração. “A dor emocional apresenta forte relação com a quebra da confiança. Em casos extremos, sintomas de depressão e ansiedade também são observados”, completa.

A traição pode levar a um trauma emocional, perda de confiança, depressão, ansiedade, culpa e dificuldades no relacionamento. É importante buscar ajuda profissional e falar sobre o que aconteceu com amigos e familiares para lidar com as emoções difíceis que surgem após a traição.

O traidor também pode sofrer, algumas vezes sofre mais do que a pessoa que foi traída. O traidor pode avaliar como um ato improdutivo e pode se reavaliar mediante o ocorrido.

É possível ser feliz no relacionamento depois de uma traição se ambos os cônjuges estiverem dispostos a fazer a relação dar certo. Em outras palavras, quem traiu deve demonstrar sinais de arrependimento e assumir a responsabilidade por seus atos.

Há muitas emoções pelas quais uma pessoa passa quando descobre que foi traída. Estes sentimentos vão da raiva à depressão, mágoa e até mesmo desejo de vingança.

Existem pessoas que, ainda que amem, acabam traindo porque priorizam os próprios desejos e necessidades. Elas se sentem até mesmo merecedoras de “algo mais”. Esse comportamento é comum na personalidade narcisista, incapaz de estabelecer uma relação exclusiva com alguém.

De fato, a quebra de confiança dói muito, mas é preciso analisar cada caso com bastante atenção. Perdoar traição é possível, sim. E superar uma traição e seguir com a relação não chega a ser uma missão impossível. O cônjuge infiel pode dar sinais de arrependimento de uma traição.

Aqui estão algumas dicas interessantes que podem ser seguidas logo após descobrir a traição.

  1. 1) Basear em fatos concretos. ...
  2. 2) Confie na sua decisão. ...
  3. 3) Considere a fase do relacionamento. ...
  4. 4) Dê tempo ao tempo. ...
  5. 5) Não use o perdão como moeda de troca. ...
  6. 6) Busque terapia. ...
  7. Dica da especialista.

A maioria das pesquisas revela que os heterossexuais permanecem juntos após um caso extraconjugal, de acordo com o psicoterapeuta Adam Blum. Claro que em alguns casos a relação fica desgastada, mas em outros o casal pode melhorar o relacionamento.

“A traição é o rompimento de um acordo. Isso envolve a quebra de algo que foi combinado entre as pessoas envolvidas. Não quer dizer que a traição seja necessariamente sexual, ela pode ser financeira, moral, etc”, diz a psicóloga Renata Soifer Kraiser. “Não há uma regra para o que é o começo da traição.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram. Em resumo: eles já têm o que precisam. Passar por um divórcio não é fácil.

Além disso, de acordo com a psicóloga, a traição pode desencadear quadros de ansiedade e hipervigilância, como problemas de sono, concentração, isolamento, raiva ou desejo de vingança.