Quem tem TDAH pode ter filhos?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 4 votos

O que se sabe atualmente é que o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade tem uma forte influência genética, o que significa que há uma tendência para que ele seja transmitido de pais para filhos. Mas o TDAH não é um transtorno hereditário no sentido de que é causada por um único gene.

São altas as chances de que, se uma pessoa com TDAH tiver filhos, eles também tenham TDAH. No entanto, existem mais causas potenciais para o transtorno, além de apenas seus genes. Ou seja, apesar dessa forte ligação genética, se alguém tem TDAH, isso não significa automaticamente que seu filho também terá.

Porém, pode ser duplamente difícil ser uma mãe com TDAH. Se você tem um filho com TDAH, há uma chance de 60% que você ou o seu companheiro também apresentem o diagnóstico. E nem sempre é o pai. Estudos revelaram que em famílias com duas crianças com TDAH, a chance para que a mãe ou o pai tenham o transtorno é a mesma.

Mas é importante destacar que uma pessoa com TDAH pode fazer qualquer curso que deseje, se formar como um profissional de qualquer área, e também trabalhar, afinal, não é por ter TDAH que a pessoa não apresente habilidades e competências.

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.

Alimentos processados e industrializados podem agravar os sintomas do TDAH e interagir de forma negativa, principalmente no aumento dos níveis de hiperatividade. Além disso, o consumo de açúcar refinado também pode agravar o controle de hormônios e neurotransmissores.

O TDAH é reconhecido como deficiência pela OMS e por diversos países, reconheçam nossos direitos!

Sim, pode ter. Em alguns casos é possível obter o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para quem tem diagnóstico do transtorno.

O TDAH é consequência das incapacidades das famílias, de falta de força de vontade e desmotivação das crianças e de problemas sociais; Há um excesso de diagnóstico e medicação no nosso país; O excesso de diagnóstico do TDAH está relacionado com a falta de psicólogos nas escolas.

Policial ou bombeiro – por serem altamente intuitivos, indivíduos com TDAH podem se sair bem em cargos que é interessante conseguir pensar em resoluções diferentes para problemas e em que não há uma rotina rígida.

Eis algumas profissões que podem ser adequadas para quem se sente motivado pelas suas paixões:

  • Emprego 1: Personal Trainer. Ideal para: Indivíduos hiperactivos com TDAH que não conseguem ficar quietos, mas podem ajudar os outros a fazê-lo! ...
  • Emprego 2: Músico. ...
  • Função 3: Escritor. ...
  • Job 4: Designer gráfico.