Quem tem mais chance de ter AVC?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Quanto mais velha uma pessoa, maior a chance de ela ter um AVC. Pessoas do sexo masculino e a raça negra exibem maior tendência ao desenvolvimento de AVC.

Pessoas com mais de 55 anos possuem maior propensão a desenvolver o AVC. Características genéticas, como pertencer a raça negra, e história familiar de doenças cardiovasculares também aumentam a chance de AVC. Esses indivíduos, portanto, devem ter mais atenção e fazer avaliações médicas mais frequentes.

O controle da pressão arterial tem papel fundamental na prevenção do AVC, visto que seu principal fator de risco é a hipertensão. Por sua vez, a hipertensão arterial é uma doença crônica não transmissível (DCNT) que causa um aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo.

Embora culturalmente o AVC seja associado à população idosa (acima dos 60 anos) a incidência entre os jovens (abaixo dos 50) tem aumentado e preocupado especialistas: até 15% dos casos acontecem em pessoas entre 45 e 50 anos.

Veja fatores que aumentam o risco da doença.

Quais são os principais sintomas?

  1. Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  2. Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  3. Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  4. Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  5. Dor de cabeça intensa.

Top 8: fatores de risco para AVC

  1. Ter níveis de pressão arterial elevados. ...
  2. Colesterol elevado. ...
  3. Ser fumador. ...
  4. Ingerir álcool em excesso. ...
  5. Sofrer de diabetes. ...
  6. Ter excesso de peso. ...
  7. Seguir uma alimentação desequilibrada. ...
  8. Não praticar atividade física.

A doença ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140×90 milímetro de mercúrio (mmHg), o famoso como 14/9.

Robson Fantinato. Para o médico, o índice de AVC em jovens está crescendo por causa do aumento da aterosclerose (doença crônica caracterizada pela formação de placas de gorduras na parede dos vasos sanguíneos).

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Quanto tempo antes do AVC aparecem os sintomas? A verdade é que não há tempo a perder diante de uma suspeita de Acidente Vascular Cerebral. Isso porque os sintomas surgem de forma repentina, indicando que uma ou mais áreas do cérebro já estão em sofrimento.

Fernando Topanotti Tarabay (CRM/SC-22270 - RQE 18727). De acordo com o especialista, geralmente os sintomas do “AVC Silencioso” são inespecíficos, como queixas de memória, alguma dificuldade leve de mobilizar ou sentir membros e alterações de linguagem.

QUAIS SÃO OS 6 SINAIS DE AVC? "Outros sinais de AVC que podem ser identificados são alteração ou perda súbita da visão, desequilíbrio, tontura, crises convulsivas e dificuldade para engolir", alerta.

Alguns anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, comumente usado em tratamentos de artrite, podem elevar os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), segundo estudo publicado no British Medical Journal e no jornal Daily Mail desta terça-feira (5).