Quais são os órgãos que a tuberculose pode afetar?

Perguntado por: oguimaraes4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Atinge principalmente os pulmões (forma pulmonar), porém outros órgãos podem ser afetados como: rins, ossos, olhos, entre outros, sendo estas denominadas como tuberculose extrapulmonar.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado "bacilo de Koch". É uma doença contagiosa, quer dizer, que passa de uma pessoa para outra. É uma doença que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.

O que é tuberculose? A tuberculose é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infecção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso, dor no peito, entre outros, conforme veremos adiante com maior detalhe.

A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

As evidências mapeadas apontaram dispneia grave e insuficiência respiratória como as principais complicações apresentadas pelos pacientes com tuberculose pulmonar hospitalizados pela Covid-19.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

Expectoração com sangue
Com o passar dos dias, a expectoração purulenta pode se transformar em expectoração sanguinolenta, que recebe o nome de hemoptise. O catarro com sangue é um sintoma típico da tuberculose em fases mais avançadas.

O diagnóstico definitivo de tuberculose ativa é feito pelo isolamento em cultura do M tuberculosis do escarro ou de uma amostra de biópsia. O bacilo da tuberculose, entretanto, é de crescimento lento, demorando semanas para crescer em meios especializados.

Período de Incubação. Apos a infecção pelo M. tuberculosis, transcorrem, em media, 4 a 12 semanas para a detecção das lesões primarias. A maioria dos novos casos de doença pulmonar ocorre em torno de 12 meses apos a infecção inicial.

Teste de sangue para tuberculose
O ensaio de liberação de interferon gama (interferon-gamma release assay, IGRA) é um exame de sangue que consegue detectar tuberculose.

Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Quando esse tratamento de seis meses é bem feito a maioria das pessoas ficam curadas da infecção. É importante que se divulgue que o tratamento pode e deve ser realizado nas unidades de saúde do bairro. Alguns casos mais complexos e graves exigirão internação hospitalar.

O tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente. A tuberculose tem cura. A falta de diagnóstico precoce, a descontinuidade do tratamento e as falhas terapêuticas, no entanto, são fatores que adiam a recuperação e agravam a doença, podendo levar a óbito.

Os principais sintomas quando a tuberculose está ativa e a pessoa realmente está doente são: tosse, catarro, cansaço, falta de apetite, febre, emagrecimento, suores noturnos e pode, ou não, ocorrer catarro com sangue. Esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças porque são muito comuns.