Quem tem direito ao PIS 2023 g1?

Perguntado por: rsalazar8 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Tem direito a sacar o PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada, ou como servidor púbico, no período entre os anos de 1971 e 1988, e que ainda não tenha feito o saque das cotas.

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep 2023 todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano de 2021.

CALENDÁRIO PIS ANO-BASE 2022
O calendário PIS/PASEP 2022 será de fevereiro a julho de 2024, seguindo o mês de nascimento ou número final de inscrição. Assim como aconteceu nos anos anteriores: Calendário PIS 2022 - PIS ANO-BASE 2020.

- Como saber se tenho direito ao abono salarial do PIS/Pasep 2023? - Como consultar meu número do PIS, NIS, NIT e Pasep? O valor do Abono Salarial pode variar entre R$ 110,00 e R$ 1.320,00 (valor do salário mínimo atual), conforme a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base, que é o de 2021.

Trabalhadores da iniciativa privada (PIS): Acesse o site da Caixa Econômica Federal www.caixa.gov.br e clique na opção “Consultar Pagamento”. Informe seu número de CPF, NIS Número de Identificação Social ou número do PIS, digite a imagem de segurança e clique em “Consultar”.

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep 2023 todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano de 2021. O abono salarial do PIS/Pasep de 2023 (ano-base 2021) vai ser pago na quinta-feira (15) a quatro novos gupos.

Os pagamentos começam no dia 15 de fevereiro. Os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 28 de dezembro. A estimativa é que cerca de 23,6 milhões de ... O último lote do abono salarial do PIS/Pasep de 2023 (ano-base 2021) vai ser pago na segunda-feira (17) a quatro novos gupos.

ABONO SALARIAL - 2023
O correntista e poupador do BB receberão o seu crédito em conta corrente ou poupança. Os não correntistas que recebem o benefício do Pasep e que têm contas em outros bancos podem realizar o saque do abono salarial 2023 por meio do Portal Gov.br.

Pelo site Meu INSS
Entre no portal Meu INSS e acesse a sua conta Gov.br. Ao acessar o portal, clique na opção "Meu Cadastro" no canto superior esquerdo. A página seguinte terá todos os seus dados cadastrais, onde será possível localizar o seu PIS/NIT ao final da página.

É necessário que o cidadão tenha uma conta no site do governo e que ela seja de nível prata ou ouro. Após acessar o site e entrar na conta, o usuário terá 30 minutos para verificar as informações sobre o recebimento, a instituição que fará o pagamento e a conta escolhida para receber o montante.

Em qual conta o abono salarial cai? Em relação ao PIS, o crédito pode ter sido realizado automaticamente na conta corrente ou poupança, individual e com saldo da Caixa.

Como sacar o PIS no aplicativo do FGTS?

  1. Faça login no aplicativo do FGTS com CPF e senha previamente cadastrados;
  2. Clique na mensagem “Você possui saque disponível”;
  3. Selecione a opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
  4. Verifique seus dados e confirme o saque.

Para sacar o extrato do PIS pelo aplicativo do FGTS basta seguir estes passos:

  1. Faça login no aplicativo do FGTS no seu celular com CPF e senha previamente cadastrados;
  2. Clique na mensagem “Você possui saque disponível”;
  3. Selecione a opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
  4. Verifique seus dados e confirme o saque.

Para ter direito ao PIS, o trabalhador precisa:

  • Estar inscrito no PIS Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter exercido algum trabalho remunerado por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Ter recebido até dois salários mínimos no ano-base;
  • Possuir os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Para solicitar por meio do aplicativo, os trabalhadores devem selecionar “Você possui saque disponível” e depois “Solicitar o saque do PIS/Pasep” e escolher a forma de retirada, que pode ser realizada por meio de qualquer conta bancária.

Como consultar o PIS 2023?

  1. pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
  2. pelo CPF, no portal Meu INSS.
  3. pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão)
  4. pela Carteira de Trabalho (só o número)