Quem tem diabete tipo 2 pode comer maionese?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4 / 5 2 votos

Infelizmente não. Todos os alimentos com excesso de gordura saturada, como óleos, maioneses e gordura animal devem ser restritos em diabéticos, pois pioram os níveis de lípides e risco de doenças vasculares como Infarto e AVC.

A maionese industrializada tem melhor qualidade nutricional – menos calorias, menos gorduras e menos colesterol – do que a versão preparada em casa.

Maionese Hellmann's Light 45% Menos Gordura 500g Com Hellmann's Light você pode transformar seus lanches e refeições em deliciosos momentos e ainda adicionar sabor e cremosidade incomparáveis aos seus pratos!

Verduras: acelga, escarola, almeirão, brócolis, etc. Legumes: abobrinha, vagem, chuchu, cenoura, etc. Óleo vegetal: algodão, girassol, milho, soja.

Açúcar e produtos açucarados: biscoitos, doces de pacotinho, refrigerante, sucos industrializados; Bebidas alcoólicas (o alto consumo pode impactar tanto no aumento da glicemia quanto no aumento de peso).

Sim, o diabético pode comer maionese. A maionese tem menos de um grama de carboidratos por colher de sopa.

O requeijão inclui mais proteína. A maionese é a menos calórica.

A maionese é prejudicial à saúde se consumida em excesso, pois contribui para o sobrepeso, que é um fator de risco para doenças no coração, desenvolvimento de câncer, hipertensão arterial, resistência à insulina, aumento do colesterol, intolerância à glicose e diabetes, entre outros.

A recomendação é que se consuma no máximo uma ou duas colheres de sopa por dia de maionese, no caso de uma dieta de 2.000 kcal, por exemplo.

Para melhorar a consistência do creme feito em casa, é preciso adicionar uma quantidade maior de ovos, o que o torna a maionese mais calórica e rica em colesterol.

O que um diabético pode comer à vontade
Laranja, abacaxi, goiaba, melão e kiwi são algumas das opções de frutas ricas em vitamina C! Fibras: possuem uma função essencial para o sistema gastrointestinal e pode ser muito importante na alimentação das pessoas com diabetes.

O repolho é considerado um alimento de baixo índice glicêmico (IG) - que é uma medida de rapidez em que um alimento aumenta o açúcar no sangue após uma refeição - e o consumo de alimentos com baixo IG é benéfico, especialmente para pessoas com diabetes.

Todos os vegetais proporcionam excelente nutrição com muito poucas calorias. Mas para baixar a glicose é preciso escolher vegetais sem amido. Nesta lista estão incluídos: pepino, vagem, ervilha, abobrinha, aspargos, folhas verdes, pimentas, couve-flor, brócolis, cebola, alho, alho-poró, entre outros.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal.