Quem tem catarata pode usar o colírio?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Para pacientes que possuem o problema e precisam operar a catarata a dúvida é se estes colírios podem impedir a cirurgia. Na maior parte dos casos, o uso crônico de colírios hipotensores não acarreta nenhum grande risco adicional ao paciente que operou a catarata, porém, o ideal é seguir a orientação do seu médico.

FLUORESCEÍNA 2% SOLUÇÃO OFTÁLMICA 5ML.

A única situação em que um colírio é prescrito quando o paciente tem catarata é no pós-operatório da remoção cirúrgica do cristalino comprometido. A aplicação do medicamento faz parte dos cuidados necessários para a recuperação e é importante para que tudo ocorra bem nesse período.

Alguns fatores contribuem para o aparecimento ou a piora da catarata, entre eles a obesidade, o diabetes, a hipertensão arterial, a arteriosclerose, distúrbios das glândulas endócrinas, o uso de medicamentos com cortisona, tabagismo e enfisema pulmonar.

Proteja seus olhos do sol
A incidência de raios ultravioleta é um agravante para a possibilidade de desenvolver catarata. Por isso, use óculos que protejam sua visão filtrando 100% desses raios. Especialmente se sua atividade profissional envolve exposição ao sol. O uso de chapéus e bonés também é um bom recurso.

RIO— Pesquisadores americanos estão desenvolvendo um colírio que irá substituir a cirurgia de catarata. Os cientistas descobriram uma substância capaz de “desembaçar” o cristalino, parte do olho que funciona como uma lente e é substituída por outra artificial durante a cirurgia.

chá verde

O chá verde traz grandes benefícios à visão.

Quais são as causas da catarata? A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações, como complicação de alguma outra doença, ou por excesso de exposição à luz solar.

Alimentos ajudam a prevenir a catarata
Se o excesso de sal pode causar a catarata, alguns elementos podem ajudar a retardar o seu aparecimento ou até mesmo evitá-lo. Uma dieta rica em grãos integrais pode reduzir esse fator de risco, já que retardam a digestão do açúcar e regulam o seu nível no sangue.

Após atingir estágios avançados a catarata pode levar a cegueira em poucos meses. Ao contrário de antigamente, hoje não é necessário esperar a catarata “amadurecer” para fazer a cirurgia.

Não realizar a cirurgia de catarata leva à cegueira e também a vários problemas e riscos no cotidiano. Além de tudo, o globo ocular pode ser afetado em vários outros sentidos, sendo necessário recorrer a esse procedimento assim que o médico fizer a indicação.

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.

Muitas das vitaminas e antioxidantes que melhoram a visão encontram-se naturalmente em alimentos comuns, incluindo: Cenouras, couves, espinafres e legumes verdes (vitamina A e luteína) Fígado (vitamina A), incluindo óleo de fígado de bacalhau.