Quem são os vilões da obesidade?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

“Os alimentos considerados vilões da saúde são aqueles processados e ultraprocessados, que passam por técnicas e processamentos com altas quantidades de sais, açúcares, gorduras, realçadores de sabor, emulsificantes, espessantes e texturizantes”, afirma Letícia.

“Sem dúvida, os maiores vilões do ganho de peso são a farinha refinada (branca) e o açúcar refinado”, afirma a nutricionista Daniella Chein.

Excesso de açúcar e de sal
Estes são alguns dos maiores vilões da alimentação. "Além de aumentar o peso, o açúcar acaba aumentando o triglicérides. O ideal é substituir por adoçantes naturais, açúcar mascavo ou mel", indica Paula.

  • 1- Pão. Se você está em busca de emagrecer, é importante que você esteja atento ao delicioso pão que come logo pela manhã. ...
  • 2- Refrigerante. Os refrigerantes são conhecidos pelo alto consumo de açúcar e também são ótimas opções para fazer a retenção de líquido. ...
  • 3- Tapioca. ...
  • 5- Frituras. ...
  • 6- Mortadela e presunto.

Se não há movimentação do corpo com exercícios físicos e atividades, o gasto de energia adquirida da alimentação é baixo. Dessa forma, a ela pode ser estocada e se transformar em gordura. Além disso, existem os fatores genéticos, em que uma pessoa pode herdar a disposição para obesidade.

Os alimentos que engordam mais são os fritos e congelados. Eles contêm muitas calorias e gorduras saturadas, o que pode aumentar o seu peso e até mesmo causar problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Além disso, outros alimentos que engordam são aqueles ricos em açúcar.

Em geral, o consumo em excesso de alimentos que possuem muitas calorias e não saciam a fome são os principais responsáveis pelos quilinhos extras. Por exemplo, as bebidas açucaradas, fast foods, salgadinhos, salsichas processadas, sorvetes e etc.

O que pode causar o ganho de peso
As alterações hormonais estão entre as principais causas do ganho de peso, seja pelo desenvolvimento do hipotireoidismo ou por conta de alguma doença que leva ao excesso de cortisol no organismo. O sedentarismo e o metabolismo lento também contribuem para engordar.

Normalmente é considerado comum perder um pouco de peso, logo após passar por uma situação traumática ou estressante, como a perda de um familiar, problemas financeiros, mudança de emprego, término de relacionamento, entre outras coisas.

Este estudo demonstrou que o consumo maior de carboidratos, ou açúcares, – e NÃO o maior consumo de gorduras- é que se associou a maiores taxas de mortalidade geral. Isso significa que uma dieta mais rica em gorduras pode ser mais “saudável” que uma dieta mais rica em açúcares.

Alguns dos principais motivos para não conseguir emagrecer incluem dormir pouco ou mal, não praticar atividade física regular e pular refeições.

O consumo excessivo de sal, o abuso do álcool, o tabagismo e o sedentarismo tornaram-se um problema de saúde pública tão grave que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu metas de redução desses quatro fatores para tentar evitar a morte de 37 milhões de pessoas no mundo até 2025.