Quem propôs as três leis de Newton?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Essas leis foram publicadas pela primeira vez pelo físico inglês Isaac Newton, no ano de 1687, em sua obra de três volumes intitulada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural.

Isaac Newton

As leis de Newton foram publicadas em 1687 pelo físico inglês Isaac Newton. Sua principal obra, intitulada Princípios matemáticos da filosofia natural, lançou os fundamentos da dinâmica e foi capaz de explicar o surgimento das marés e as órbitas planetárias, por exemplo.

Isaac Newton

Postulada pelo físico inglês Isaac Newton, a Segunda Lei foi publicada, juntamente com a Primeira Lei de Newton (Princípio da Inércia) e a Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação), em 1687 na obra de três volumes, intitulada “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”.

As três Leis de Newton são teorias sobre o movimento dos corpos descrito por Newton em fins do século XVII, a saber: Primeira Lei de Newton: Princípio da Inércia. Segunda lei de Newton: Princípio da Dinâmica. Terceira Lei de Newton: Princípio da Ação e Reação.

Levando em consideração os estudos de Galileo e Kepler, como também os seus estudos sobre o assunto, foi que Newton formulou o seguinte princípio: " A velocidade da queda de um corpo é proporcional à força da gravidade e inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro da Terra ".

As Leis de Newton formam a base de estudos necessários para compreensão da estática e dinâmica dos corpos materiais. As três leis foram descritas na obra do físico inglês Isaac Newton e publicadas em 1687, no livro de três volumes intitulado “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”.

As três leis foram publicadas em 1687, na obra "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural". A 3ª Lei, junto com outras duas leis (1ª Lei e 2ª Lei) formam os fundamentos da Mecânica Clássica.

1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia
Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula. O princípio da inércia pode ser observado em várias situações como: No movimento de um ônibus, como mostra a simulação a seguir.

De acordo com a segunda lei de Newton, ao ser feita uma força sobre um corpo, ele adquire aceleração, e se o total de forças resultantes sobre um corpo é zero, ele está em repouso. De acordo com a terceira lei de Newton, ao ser feita uma força de ação sobre um corpo, ele responde com uma força de reação.

Por exemplo, se o corpo A exercer uma força Fa sobre o corpo B, o corpo B irá exercer uma força Fb de igual intensidade sobre o corpo A, isto é Fa = Fb,, e de igual direção, pois ambos estão na horizontal.