Quem participa da ODS?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

8 – Quem participou do desenvolvimento dos ODS? Participaram do processo de desenvolvimento dos ODS a sociedade civil, o setor privado e os líderes de governo. No Brasil a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ficou responsável por implementar e acompanhar os ODS.

A Agenda 2030 da ONU é um plano global para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

Público-alvo: Estudantes da Educação Básica da rede pública de ensino do Distrito Federal; professores e funcionários da escola participante; comunidade próxima à escola participante (pais e colaboradores).

Os ODS abrangem as dimensões social, ambiental, econômica e do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada.

Das 169 metas, 54,4% estão em retrocesso, 16% estagnadas, 12,4% ameaçadas e 7,7% mostram progresso insuficiente. Os dados constam no Relatório Luz 2021, produzido por entidades da sociedade civil, que mostra o grau de implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) no Brasil.

Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.

Os ODS pretendem acabar com a pobreza e proteger o planeta, promovendo a paz e prosperidade para a vida de toda a população do mundo. Um “apelo universal para a ação”, os ODS visam ao crescimento sustentável e à promoção da cidadania por meio de iniciativas de governos, instituições, empresas e organizações.

O foco desta agenda seria sensibilizar as pessoas, as empresas, os governos e as nações para a necessidade de uma mudança, alegando:

  • acabar com a pobreza;
  • acabar com a violência em suas diversas dimensões;
  • a proteção do meio ambiente;
  • garantir que todos possam ter o direito assegurado de paz e prosperidade.

O lema é: “Ninguém pode ficar de fora!”, por isso foram construídos contemplando as cinco áreas de importância crucial para a humanidade e o planeta: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias são os 5 pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que, através de algumas fotografias alusivas a cada um deles, podem ser vistos nos vídeos disponíveis no canal de youtube no IMVF.