Por que porque o Brasil é considerado uma sociedade multicultural?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 11 votos

O Brasil é reconhecidamente um dos países de maior abrangência multicultural, ou seja que tem os mais diversos tipos de culturas. Desde o período da colonização, o país é constituído de hábitos e costumes oriundos de europeus, africanos e os próprios nativos de cada região.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

Um país multicultural é aquele onde diversas culturas podem conviver de forma harmônica, com respeito e interação entre elas. O Brasil é reconhecidamente um dos países de maior abrangência multicultural.

Uma sociedade multicultural é aquela que, em um mesmo território, abriga povos de origens culturais distintas entre si. As relações entre esses grupos podem ser aceitação e tolerância ou de conflito e rejeição.

De forma geral, o multiculturalismo tem como características gerais a necessidade de inclusão de todos os grupos na sociedade, com direitos iguais, a convivência pacífica e respeitosa entre diferentes grupos, um modelo social e políticas públicas que sejam respeitosas, tolerantes e abrangentes e a não negação das ...

O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural.

O Brasil é um país multiétnico, formado por uma vastidão de povos e culturas diferentes. Essa mistura resultou num país com enorme diversidade cultural. A diversidade cultural brasileira deriva da intensa e complexa diversidade étnica.

Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas. Trata-se da miscigenação dos credos e culturas que ocorrem no Brasil desde os tempos da colonização, E uma das principais características da cultura brasileira é esta diversidade.

O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

O Estado brasileiro assume a multiculturalidade como uma condicionante da estruturação social. Em razão disso é que insere no texto constitucional o direito a alteridade (BRASIL, 1988), projetando as diferenças étnicas como elementares na sociedade brasileira.