Quem pariu mateus que balance?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 11 votos

3. Quem pariu mateus que balance. Expressão que vem de "quem pariu mantém e embale", que expressa a necessidade de compromisso dos responsáveis por seus filhos.

A expressão “Quem tem boca vai a Roma” quer dizer que, perguntando, é possível ir a qualquer lugar do mundo. Porém, a expressão está equivocada, já que a forma original desse ditado é: “Quem tem boca vaia Roma”, no sentido de vaiar os deslizes cometidos pelos imperadores romanos na antiguidade.

Origem: A expressão correta seria “Quem não tem cão, caça como gato”. Isto é, caça astutamente, sorrateiramente, escondendo-se como faz um felino. Significado: Quem sabe se comunicar vai a qualquer lugar. Origem: Originalmente, o provérbio era “Quem tem boca vaia Roma”, do verbo vaiar.

A bíblia nos ensina que: aqueles que se humilham são exaltados pelo próprio Deus. “Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.”

A Bíblia é clara ao nos ensinar que Deus se agrada mais da obediência do que dos sacrifícios. “Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza.” Já dizia o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Quem não planeja acaba por fracassar.

"Não seja sábio aos teus próprios olhos" é um convite a humildade, somente os humildes conhecem a verdadeira essência da sabedoria. O cristão também deve ser guiado em sua vida pelo temor ao Senhor, mantendo-se afastado de tudo o que é errado e desaprovado por Deus.

Expressão que vem de "quem pariu mantém e embale", que expressa a necessidade de compromisso dos responsáveis por seus filhos.

Passar manteiga em focinho de gato
Aconselhar em vão ou fazer o bem a quem não manifesta a mínima gratidão; fazer algo em vão, perder tempo. Expressões equivalentes: Passar manteiga em venta de gato; Passar manteiga em focinho de cachorro; Passar manteiga em venta de cachorro.

A expressão “filho de peixe, peixinho é”, muito comum no nosso dia a dia, significa que alguém é muito semelhante ao pai ou à mãe, em aparência ou personalidade.

Como já foi mencionado, o texto em alusão refere-se, primeiramente, ao ensino de bons hábitos às crianças, os quais tendem a permanecer por toda a vida. Mas o fato de Deus respeitar o livre-arbítrio dado às pessoas não deve levar-nos ao descaso quanto a ensinar nossos filhos nos caminhos de Deus.