Quem não pode comer bacalhau?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Não há relação entre ingestão de bacalhau com sintomas ou complicações de quem tem pedra na vesícula. Há relação com a gordura que pode ser ingerida junto ao bacalhau (azeite, fritura), provocando cólica biliar ou outras complicações. O bacalhau normalmente é feito com muito azeite ou óleo.

Como você já está fazendo, o ideal é diminuir a proteína da alimentação, evitando principalmente carne vermelha por ser rica em purina, também deve evitar embutidos e frutos do mar. Contudo, pode comer frango, e outros peixes com moderação (sendo assim, não há problema em consumir o bacalhau de forma moderada).

Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.

Reforça a força mental: o zinco, o fósforo, o selénio e a vitamina D ajudam a reforçar a concentração, a memória e o desempenho intelectual. Grande poder saciante: por ser um alimento muito leve, com muito pouca gordura e baixo em calorias, o bacalhau tem um grande poder saciante, ideal para a sua dieta.

Colesterol: por ser rico em ácidos gordos ómega-3, o bacalhau diminui o colesterol mau e aumenta o colesterol bom, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão, doenças inflamatórias, entre outras.

Não tem nenhum problema.

Muitas das refeições tradicionais são bastante saudáveis como é o caso do bacalhau cozido e dos vegetais e leguminosas cozidas. Caso se opte por fugir ao tradicional, tentar evitar os fritos e a gordura em excesso é imperativo.

ALIMENTOS QUE AUMENTAM O ÁCIDO ÚRICO:
Carne vermelha. Miúdos (coração, fígado, rins, pulmões, rabo, pés, miolo e língua de animais) Legumes. Cerveja e outras bebidas alcoólicas.

Peixes. Os peixes, como sardinha, atum, anchova, robalo, salmão e tilápia contém alto teor de purinas que, quando em excesso, promovem o aumento do ácido úrico no sangue.

Peixes como salmão, truta, sardinha e atum são ricos em ácidos graxos ômega-3, que têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir a inflamação associada ao ácido úrico elevado.

Bacalhau não é especificamente um peixe, mas sim o nome comum dado a várias espécies do gênero Gadus, além de peixes de outros grupos, principalmente quando salgados", explica Amanda Alves Gomes, bióloga e doutoranda em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da USP.

Aumentar o consumo:
Omega 3: chia, linhaça, peixes como atum, salmão, sardinha, bacalhau.

Isso porque o sal garante a conservação do peixe, ao dessalgar o bacalhau ele fica como um peixe fresco e o fato de estar submerso dentro da água não evita a contaminação. Então mantenha-o na geladeira durante todo o tempo da dessalga, assim garantimos um peixe bem conservado.

Este peixe contém um nutriente importante que é conhecido como niacina, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim em seu corpo. Sendo assim, comer regularmente pode trazer benefícios do bacalhau para todos aqueles que têm ou estão em risco de desenvolver doenças cardiovasculares.