Quem não assume responsabilidades?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Quem não assume as suas responsabilidades foge da obrigação de responder pelo que fez. Essa atitude rompe os compromissos e, claro, também quebra a confiança. É um comportamento que denota falta de autonomia. Aqueles que preferem se esconder permanecem prisioneiros do esquema prêmio-castigo.

Fugir ou se esconder de responsabilidades é o mesmo que se contentar em viver uma vida medíocre e egocêntrica. Fugir das responsabilidades é decidir viver a própria vida sem desafiar-se a si mesmo.

A dificuldade para assumir os próprios erros existe porque encontrar culpados se tornou um hábito do ser humano: se está sofrendo é porque alguém está causando este sofrimento, se algo não deu certo é porque alguém conspirou contra você, e assim por diante.

Medo doentio das responsabilidades.

A responsabilidade é que o não nos deixa manter a inércia, é algo que nos coloca em movimento, algo que nos faz pensar. Culpar outras pessoas pelo que fazemos é erado. Nesse sentido, ter responsabilidade é ser maduro o bastante para não ficar passivo e assumir as rédeas da nossa vida.

Como lidar com o medo de assumir responsabilidades no trabalho?

  1. Entenda que o medo faz parte e é uma tentativa de proteção. Você também pode gostar: ...
  2. Saia da zona de conforto de forma gradativa. ...
  3. Conte com o apoio do seu gestor ou colegas. ...
  4. Cuide da sua saúde mental.

De um modo geral, existem duas grandes razões pelas quais algumas pessoas escolhem culpar outras como estratégia para lidar com conflitos. A primeira é o narcisismo e a segunda é a falta de autonomia. Você pode pensar que esses dois aspectos são exclusivos, mas não são. De fato, é muito comum encontrá-los juntos.

Além de acreditarem que são melhores e mais merecedores do que as outras pessoas, os narcisistas não reconhecem seus próprios erros e, em consequência, não aprendem com eles.

Muitos abandonos causados pela falta de responsabilidade, acarretam em grandes transtornos, como por exemplo depressivos, compulsivos e transtornos de pânico, ocasionando com que seja importante a consciência de tratar o outro pensando em como isso irá impactar na vida dele, para que se tome atitudes sensatas.

A falta de responsabilidade afetiva faz com que as pessoas falem e ajam sem considerar os sentimentos dos outros.

Você se sente ansioso, pensa que está incomunicável, pode começar a suar, ter taquicardia, e até sentir tremores. Essas sensações, juntas ou isoladas, são mais comuns do que a gente imagina. E a esse medo de ficar incomunicável pela falta do celular, e todas as sensações que ele causa, se dá o nome de nomofobia.

Pode estar associada a um evento traumático em que um objetivo proposto não foi alcançado, ou ter passado muito tempo sob um horizonte de demandas excessivas. De qualquer forma, pode ser muito paralisante, pois a maioria de nós enfrenta situações que exigem responsabilidade em nosso dia a dia.

É considerado patológico quando se associa a ansiedade ou sensação intensa e duradoura de preocupação, influenciando as atividades diárias da criança ou adolescente.

Ser responsável é agir de modo a cumprir todas as obrigações que são inerentes a um indivíduo, como por exemplo pagar as contas do mês, fazer a lição de casa, finalizar todas as tarefas do trabalho e etc.