Quem muito critica é porque?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Os fatores que levam ao excesso de crítica são a não aceitação, dificuldade em conviver com diferenças, ver no outro aquilo que incomoda dentro de mim, insegurança, necessidade de controle e consequentemente uma baixa autoestima.

Conviver com pessoas egocêntricas é extremamente difícil. Elas não costumam tratar os outros bem, causando desconforto em quem está ao seu redor.

Como lidar com críticas?

  1. Procure o que é produtivo para você ...
  2. Mantenha a mente no presente. ...
  3. Evite levar as críticas para o pessoal. ...
  4. Busque aprimoramento, não aprovação. ...
  5. Defina quem você vai ouvir.

Por que isso acontece? De acordo com o psicólogo norte-americano Rick Hanson, o cérebro pode funcionar como uma esponja, capaz de repelir o que é positivo e reter o que é negativo. Ou seja, temos a tendência a valorizar mais aquilo que perdemos do que o que ganhamos, o que também gera um sentimento mais negativo.

Quais são as características do pensamento crítico? Esse tipo de abordagem é questionadora, inconformada, proativa, racional e favorece a formação de novas conexões. O hábito de priorizar perguntas, mesmo que elas não tenham respostas, é uma das características mais marcantes de um pensador crítico.

Quem tem baixa autoestima se vê de forma negativa, não se valoriza. Isso repercute em todas os setores da vida: profissional, amorosa e pessoal. Vai estar sempre buscando o reconhecimento do outro quando a maior parte dessa aprovação tem que vir de você — observa a neuropsicóloga Joselene Alvim.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

A diferença entre criticar objetivamente e julgar. É preciso ter em mente que não é ruim dar nossa opinião quando é um comentário muito simples e sabemos que é decisão da outra pessoa aceitá-lo ou não. Por sua vez, julgar é deixar cair uma crítica negativa sobre a vida alheia.

Críticas sem propósito não causam mal somente a quem as recebe. Elas também prejudicam quem as fazem com tanto fervor, aumentando a sensação de mal-estar, o mau humor e o estresse. Além disso, críticas desagradáveis lançadas aos outros fortalecem a autocrítica tóxica.

O crítico pode acreditar ser "sincero e verdadeiro". O critico pode até sentir orgulho ao pensar que está ajudando as pessoas a serem "melhores" - pode considerar que sua idéias são únicas certas. Para lidar a pessoa critica pode ser útil aprendermos assertividade.

Pessoas muito críticas têm dificuldade de reconhecer qualidades e acertos, se cobram demais e, por isso, cobram muito as pessoas também. São perfeccionistas e colocam o foco apenas no que está errado ou precisa de mudanças.

Não conseguem resolver os problemas com inteligência emocional e estão sempre na defensiva.

  1. Mas por que algumas pessoas são tão difíceis de lidar? ...
  2. Como lidar com alguém difícil. ...
  3. Mantenha a calma. ...
  4. Não tente mudar o comportamento do outro. ...
  5. Seja respeitosa/o. ...
  6. Ponha limites. ...
  7. Descarregue a tensão.

Como lidar com críticas?

  1. 1 – Ouça e faça uma reflexão sobre o que foi dito. ...
  2. 2 – Analise o que foi dito. ...
  3. 3 – Entenda que a crítica não é à sua pessoa. ...
  4. 4 – Tire um tempo para falar sobre a crítica. ...
  5. 5 – Faça uma autoanálise. ...
  6. 6 – Aprenda com o erro.