Quem inventou o relógio?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4 / 5 14 votos

Entrando na era cristã, já em 725 d.C., um monge budista chinês chamado Yi Ching fabricou o primeiro relógio mecânico de que se tem notícia. Ele funcionava com um conjunro de engrenagens e 60 baldes de água, correspondentes aos 60 segundos que compõe um minuto.

Desses inventos, o mais disseminado é, sem dúvida, o relógio de pulso. Se não foi o criador do objeto, Dumont certamente merece registro por tê-lo difundido como item quase obrigatório no dia a dia. No início de século XX, a ideia de usar relógio no pulso apenas começava a se desenvolver.

O mais antigo instrumento de marcar as horas foi o relógio do sol que, acredita-se, foi inventado pelos babilônios, e tinha um funcionamento simples: uma haste vertical se projetava do centro de uma superfície circular, projetando sua sombra, quando iluminada pelo sol, para indicar a hora.

Porém, a contagem do tempo dividindo e definindo em números de 24 horas, surgiu na Babilónia a 5000 anos antes de Cristo.

Em 1335 foi instalado o primeiro relógio com mostrador e um ponteiro em Milão, na Itália. O ponteiro dos minutos só apareceu em 1670.

Conheça as principais invenções de Santos Dumont, um dos maiores nomes do Brasil

  • BALÃO INFLADO. Antes do voo com o 14-Bis, Santos Dumont havia construído um balão inflado a hidrogênio. ...
  • DIRIGÍVEIS E HANGAR. ...
  • AVE RAPINA. ...
  • CHUVEIRO AQUECIDO E O RELÓGIO DE PULSO.

A hipótese mais aceita é a de que o inventor do relógio de pulso tenha sido o mesmo do avião: o brasileiro Alberto Santos Dumont. Ou seja: Santos Dumont está envolvido em não apenas uma, mas duas invenções de origem controversa!

A Contagem do Tempo na História varia de acordo com as mudanças e evolução de cada povo, época e sociedade. Antigamente, as populações primitivas tinham como referência os ciclos da natureza, suas crenças nos deuses da Antiguidade, hábitos e costumes (como períodos de colheita e caça) para poder se situar no tempo.

Onde foi inventado o primeiro relógio de água? Foi assim que surgiu no Egito o relógio de água, ou Clepsidra, que consistia em um recipiente cheio de água com as paredes graduadas e um pequeno orifício para a água sair. Cada descida de duas graduações correspondia à passagem de 1 hora.

Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia de um reservatório de água dotado de um furo. Media-se o tempo que a água levava para passar da vasilha superior para a inferior. Usava-se também a ampulheta, que marcava o tempo pelo escoamento da areia de um compartimento para o outro.

Os babilônios, povo que viveu entre 1950 a.C. e 539 a.C., na Mesopotâmia, foram os primeiros a marcar a passagem do tempo. Ao construir o relógio de sol, dividiram o dia em 12 partes e, depois, em 24, que são as horas que usamos até hoje.

Josef Pallweber

O primeiro relógio de bolso digital foi a invenção do engenheiro austríaco Josef Pallweber, que criou seu mecanismo "hora de pular" em 1883.

Nos períodos da manhã e no fim de tarde a sombra era mais longa e exatamente ao meio dia ficava bem curta. Esse foi o primeiro tipo de instrumento de medição do tempo, surgido há 1.500 anos a.C., o mais antigo que se tem registro, chamado de relógio de sol ou Gnômon.

Por volta de 1500 a.C., os egípcios desenvolveram um relógio de sol em forma de “T”, colocado no solo e calibrado para dividir o intervalo entre o nascer e o pôr do sol em 12 partes, com base no número de ciclos lunar. Essa divisão durante o dia formou a primeira representação do que chamamos de “hora”.

Galileu Galilei

Acredita-se que o primeiro protótipo do relógio de parede surgiu em 1595, fruto da observação de Galileu Galilei, importante físico, matemático, astrônomo e filósofo nascido em Florença, Itália.

A evolução desse mecanismo passou por relógios de Sol, relógios que usavam água ou areia, até chegar a dispositivos mecânicos, utilização de pêndulos, para, por fim, estender-se também a modelos digitais e atômicos. Entenda, a seguir, a origem do nome desse item essencial e a história de cada um desses modelos.