Como se chama canoa com motor?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Voadeira. A voadeira é um barco de pequeno porte, considerado uma canoa que utiliza motor de popa para viagens de transporte rápido. Possui um motor acoplado, para rápidas travessias utilizadas no transporte e em pescarias, sendo um dos meio de transporte fluviais bastante comum na Amazônia.

Os quatro motores mais comuns são: motor de popa; motor centro-rabeta; motor de centro com eixo e motor hidrojato. Esse motor é completamente externo, localizado na popa (parte traseira da embarcação).

A escuna é um veleiro de dois mastros que se destaca pelo de ré ser mais alto do que o de vante. Ela é mais utilizada nos litorais, principalmente para passeios turísticos. Tem dois mastros que são os de velacho e da gávea (mastros que são dispostos acima dos mastros reais), cruzando vergas redondas.

Existem dois tipos de veleiros: - Para prática de esporte - é mais rápido e tem menos espaços de convivência; - Para cruzeiro - voltado para lazer e passeios, não é tão rápido e tem espaços maiores de lazer e convivência a bordo.

O motor de popa leva esse nome, pois faz referência à parte traseira das embarcações, que se chama de popa. Assim, por ele ser acoplado à parte de trás do barco, se originou o nome.

O motor de popa consiste em um tipo de propulsor usado para equipar veículos náuticos, como lanchas, botes e barcos de pequeno porte. O nome se refere à localização na parte traseira das embarcações, mais conhecida como popa.

C1 – Canoa para uma pessoa Tem o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 16kg; C2 – Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 20kg; C4 – Canoa para quatro pessoas.

Santa Maria, Pinta e Nina foram as embarcações que chegaram ao Brasil através dos espanhóis.

Canoa: Embarcação leve de pequeno porte, feita de uma só peça alongada, movida a remo, vela ou motor de popa, muito utilizado em práticas desportivas e pesca em rios e lagos.

Descrição: O Saveiro de Vela-de-pena ou Rabo de Galo, típico do litoral baiano, possui boca aberta e proa elevada, o que torna-o apto a enfrentar o mar aberto. A embarcação possui mastro curto e vela latina (como as das primitivas caravelas), maior do que o próprio barco.

1. [ Náutica ] Embarcação a vela, feita de dois cascos acoplados, usada originalmente no Sri Lanca. 2. [ Náutica ] Embarcação leve, movida a motor ou a vela, assente em dois cascos independentes.